Enquanto Isso
Enquanto Isso
1. Enquanto isso, Irineu Evangelista de Souza, e o presidente da Associação de Engenheiros Civis de Londres, James Brunlees, ensejam a primeira grande obra de construção civil na província de São Paulo, em 1860.
2. Enquanto isso, um Volkswagen azul atravessa a reserva indígena de Pechenga, no sul da Califórnia, tendo ao volante um silesiano de 47 anos chamado George Lawrence, e ao lado seu assistente. Ambos buscam uma remota paragem com a finalidade de, através de um curioso equipamento, estabelecer os primeiros experimentos do que viria a ser conhecido como “comunicação biológica”, em 1971.
3. Enquanto isso, cerca de 50 km distante de Monte Santo, (BA), numa noite presumivelmente clara, cai no sertão um meteorito de vastas proporções. Não se sabe exatamente quantas horas depois, ou mesmo dias, ou mesmo até centenas de anos, que o homem que recolhia o gado pelas cercanias, chamado Joaquim Bernardino de Mota Botelho, deparou-se com a “rocha enegrecida”, junto ao riacho Bendegó, em 1784.
4. Enquanto isso, nasce em Anápolis (GO), o cineasta Plácido de Campos Jr., em 3 de agosto de 1944.
* * *
1. Irineu Evangelista de Souza e os engenheiros ingleses tinham um grande desafio técnico no trecho mais difícil da ferrovia Santos-Judiaí, a Serra do Mar.
2. Lawrence e seu assistente levam tecidos vegetais vivos dentro de um tubo farádico conectados a um telescópio. Os tecidos vivos de Lawrence podiam captar, assim ele acreditava, um sinal de até 1 km e meio de distância.
3. Informado de que o “bloco” era rico em ouro e prata, o governador da Bahia, Rodrigo José de Menezes, ordena ao capitão-mor de Itapirucu que o traga para Salvador.
4. Enquanto isso, Plácido come um misto frio na lanchonete da ECA/USP, em 1967.
* * *
1. Dividida em 5 partes, o trecho de subida da serra conta com máquinas estacionárias, que por meio de cabos auxiliam o deslocamento dos vagões, em 1865.
2. No entardecer de 21 de outubro, depois de efetuarem uma pausa para o lanche, Lawrence deixa seu aparelho ao acaso, apontado para o céu.
3. O capitão-mor Bernardo de Carvalho da Cunha desenvolve a construção de um carro de bois suficientemente reforçado para arcar com o peso do meteorito. Tampouco os bois quanto o veículo conseguiram algum efeito, além de meros 100 metros, quando o eixo de madeira se incendiou, e a pedra se alojou no leito do Bedengó, em 1785.
4. Influenciado pelo experimentalismo, Plácido filma “Rua 100, New York”, sobre a situação deplorável dos porto-riquenhos, em 1969.
* * *
1. O viaduto da Grota Funda, bem como os demais viadutos, tinham seus modelos adequados à geografia de cada trecho. A serra foi dividida em 5 trechos inclinados, cada um com uma máquina a vapor estacionária, em 1885.
2. Enquanto isso, o aparelho de Lawrence, então voltado para o céu, o leva a interromper a refeição, pois de repente passou a emitir um silvo contínuo. Foi quando uma fantástica idéia o confrontou: “algo, ou alguém estava transmitindo do espaço”.
3. Enquanto isso, os paleontólogos alemães Spix e Martius chegam no Bendegó e constatam que o meteorito fora movido para o leito do riacho, em 1820.
4. “Profeta da Fome”, segundo longa metragem de Mauricio Capovilla, tem como assistente de direção de arte, Plácido de Campos Jr, em 1969.
* * *
1. A mão de obra não qualificada ficava em palhoças na baixada santista, num acampamento chamado Serra Nova, ao passo que os engenheiros e operadores das máquinas alojaram-se no acampamento que logo depois seria transformado em vila residencial, em Paranapiacaba, em 1895.
2. Na cratera de Pisgah, no centro do deserto de Mojave, Lawrence se instala com seu telescópio e o tubo farádico, desta vez com uma câmera e um controlador de interferências, e depois de ajustar as coordenadas celestes, conseguiu captar os padrões sonoros anteriores, em abril de 1972.
3. Spix e Martius, depois de 3 dias consecutivos, onde viram suas ferramentas inutilizarem-se antes de conseguir penetrar alguma parte do meteorito, juntaram uma pilha de madeira e atearam um fogo de 72 horas. Só assim conseguiram retirar algumas amostras.
4. Assinando a direção e produção, Plácido documenta a tensão pela qual o país passou durante a conquista do tricampeonato, com o filme “Pra Frente Brasil”, em 1970.
* * *
1. Os canteiros de obras na Serra do Mar e adjacências arregimentaram, simultaneamente, mais de 5.000 trabalhadores, em 1897.
2. Depois de analisar um relatório de 7 páginas e ouvir as fitas gravadas no deserto de Mojave, o Smithsonian Insitution declara que o documento tem inegável valor histórico-científico e conclui: “Observou-se uma aparente série de sinais de comunicação interestelar de origem desconhecida. Presume-se, porém, posto que a intercepção foi feita por captadores biológicos, que a transmissão de tais sinais seja igualmente de tipo biológico. (...) A importância do fenômeno não nos permite ignorá-lo”, em 1972.
3. Enquanto isso, no Rio de Janeiro, D. Pedro II ordena a remoção do meteorito. Há grande movimentação por parte de condes e viscondes, engenheiros e até a Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro. Um ex-combatente da Guerra do Paraguai, José Carlos de Carvalho, embarca no vapor “Espírito Santo”, no intento de coordenar essa missão, em 1887.
4. Plácido participa da montagem do filme “Cinema Paulista: ovo de codorna”, que aborda a discussão entre os alunos da ECA e cineastas como Ozualdo Candeias e Sergio Hingst, em 1974.
* * *
1. As modestas estações da chamada Linha velha passaram por uma total reformulação arquitetônica, com acabamento sofisticado e peças metálicas vindas da Europa. Destacam-se as “características monumentais” da estação de Santos, os lambrequins de madeira da estação de Jundiaí e a suntuosidade da Estação da Luz, em 1900.
2. A divisão de pesquisas da instituição Anchor College of Truth anuncia a inauguração do primeiro observatório de comunicações interestelares do tipo biológico do mundo, dirigido por George Lawrence, em 1973.
3. Com 5.360 quilos, o Bedengó, nome dado ao meteorito, se prepara para sair do sertão, com uma velocidade média de 900 m por dia, cruzando rios, lagos, pântanos, serras e declives, sobre uma estrutura especialmente construída nas oficinas da Estrada de Ferro Inglesa. Em 22 de maio de 1888 o meteorito chegou em Salvador. (Em muitos jornais, a notícia foi publicada na mesma edição que comunicava o fim da escravidão no Brasil).
4. Plácido dirige “Curumim”, seu único longa metragem como diretor, sobre uma lenda indígena infantil, em 1978.
* * *
1. Irineu Evanvelista de Souza tornou-se Barão de Mauá, e depois Visconde, não apenas por esse feito mas com efeito pela soma de suas ações, e a ferrovia Santos-Jundiaí, apesar da sua diminuta importância atual, tem entre suas fotografias de canteiros de obras, os mais antigos documentos do gênero, no país.
2. “Talvez os verdadeiros extraterrenos sejam as plantas – observa Lawrence - pois transformam um mundo mineral primitivo num habitat adequado para o homem, através de processos que se avizinham da mais perfeita mágica”.
3. Enquanto isso, Albert Einstein se deixa fotografar junto ao Bedengó, no Museu Nacional, RJ, em 1925.
4. Com uma filmografia extensa, Plácido se torna professor de diferentes cursos de cinema por quase 30 anos, na FAAP e na ECA.
Enquanto isso, as coisas nunca acontecem como imaginamos.