"Política, Verdades, Mentiras e Corrupção" - ( Parte VII )

O Hábeas-Corpus

Em 1679 foi aprovado pelo Parlamento Inglês um das leis mais importantes da história da humanidade: O Hábeas-Corpus.

Esta lei que deveria proteger os cidadãos de bem contra as arbitrariedades do Estado, acabou favorecendo, exatamente, os corruptos tão em evidência em nosso país.

As artimanhas dos advogados em solicitar Hábeas-Corpus para seus clientes, inclusive, o chamado Hábeas-Corpus preventivo acabou por favorecer em muito essa corja que anda por aí achacando e roubando a nação.

Acabou se tornando uma blindagem especial para aqueles que, reconhecidamente, são pegos com a boca na botija, por desvios de dinheiro público e enriquecimentos ilícitos.

Todos, indistintamente, ficam eternamente sobre investigação, ganhando todo o tempo do mundo, até que surja um novo escândalo e acabem se esquecendo desse.

Resultado, a máxima adotada de que, “A Justiça tarda, mas não falha”, acabou ficando em desuso, pela fragilidade do sistema como um todo, já que por trás de um grande corrupto, existem outros tantos, ativos e passivos e comprometidos até o último fio do cabelo.

E o povo como fica?

- Bem, o povo ficará sempre pelo fio da navalha

E o Hábeas-Corpus Preventivo?

- Bem, o Hábeas-Corpus preventivo não passa de uma autorização da Justiça para que os depoimentos prestados pelos políticos ou por algumas pessoas envolvidas no caso de corrupção, possam mentir descaradamente diante de uma CPI.

--------------------------

“Fossa nasal não é a que fede, mas é aquela que cheira os ares podres de Brasília”.

“Iniciativa privada não é aquela que você senta no vaso para fazer suas necessidades, mas sim aquela em que os empresários investem dinheiro, com certo receio, pensando sempre em não cometerem qualquer tipo de cagada”.

“Exclusão escolar, abandono na saúde, falta de investimentos na infra-estrutura e desempregos, muitos desempregos. Enquanto isso se prolifera em profusão os discursos demagogos dos políticos”.