VIOLÊNCIA VIRTUAL
É consenso que vivemos num mundo violento.
Basta ligarmos a televisão, o radinho do carro, ou abrirmos um jornal, e já nos deparamos com uma avalanche de notícias violentas que em última análise expressam a tensão da sociedade em que vivemos.
E não faltam tentativas de explicações para a epidemia das violências:
Falta de investimento em educação, em políticas sociais, desagregação das famílias, drogas, falta de Deus.
Mas o fato é que o mundo evoluiu, se é que podemos falar em "evolução", e a violência chegou aos computadores.
Não faz muito tempo, lia que a Justiça já se colocava para analisar e regulamentar , através das leis, os crimes pela INTERNET.
E mais recentemente ainda me chegou a informação via mídia sobre "CYBERBULLYING",(não sabia do que se tratava) que espantosamente trata-se de "infrações" cometidas por menores, nas quais outras pessoas , inclusive pessoas amigas, são expostas pela "turma", à situações constrangedoras, de forte humilhação, via divulgação de filmes pela internet.
A nós que somos pais...é de espantar tal ocorrência.
Às vezes nos custa entendermos certos comportamentos, mas é justamente na adolescência que certas crueldades via desvio de comportamentos começam a se manifestar.
A tal da "turma" tem um poder fortemente determinante ou modulador nos comportamentos coletivos, e na tentativa de se aclamarem "líderes", certos adolescentes enveredam pelo caminho da violência, e as drogas funcionam muitas vezes como catalizadores num terreno biológico susceptível entre tantos fatores sociais deflagadores.
E muitas das agressões são veladas, colocadas no subliminar das convivências, pricipalmente se nossos filhos compõem o grupo dos considerados "diferentes", pelo próprio ambiente escolar, tornando-se reféns de tristes situações.
Há que se resgatar urgentemente o respeito pelo outro e tal processo se inicia dentro dos lares.
Pais e professores devem estar juntos e atentos.
É na escola que, se considerarmos o número de horas diárias que nossos filhos passam por lá, situações sérias podem estar ocorrendo sem que sejam devidamente percebidas e trabalhadas.
Violência e crueldade existe entre crianças e adolescentes, embora nos seja difícil acreditar na possibilidade...e atentem, em todas as classes sociais.
E com o advento da internet propaga-se pelo mundo em frações de segundos, fugindo do controle das nossas mãos.
Cabe a nós observarmos o nosso entorno.
Embora virtual...a mais real e instantãnea das violências mundanas.