AOS CANDIDATOS

Caros candidatos, sendo esta uma data importante e estando Vossas Senhorias aspirando o cargo de ilustre provedor da defesa dos direitos do povo e pondo-se ao nosso dispor para labutar em prol da melhoria de nossas condições de vida, disposição esta que muito nos alegraremos de ver realizada a contento, o que realmente nos surpreenderia nessa longa estrada de promessas ouvidas. Queremos lhes colocar algumas questões para que após suas respostas este mesmo povo, que vossas senhorias desejam tão ardentemente ajudar, tenha condições de escolher dentre vós o mais adequado para o cargo.

Primeiramente, quem são vocês? Afirmamos que somos residentes desta cidade desde nossos tenros anos e até poucos meses atrás nunca ouvimos falar de vossas pessoas ou de algum ato vosso; então queiram nos explicar como pedem que os coloquemos para defender nossos direitos se nem sabemos quem são? Podemos saber seus nomes, e disso nem temos certeza, mas um nome não faz uma pessoa e tampouco revela que tipo de índole ela possui, portanto essa informação é inútil para nós; serve apenas ao propósito de identificá-los e nada mais. Se acharem que apenas com seu nome merecem o cargo saibam que promoção pessoal é uma péssima característica e candidatos não devem tê-la.

Claro que alguns dentre vós pode dizer que já é um ilustre defensor do povo e está apenas tentando continuar nessa luta tão árdua e honrosa, contudo a esses perguntamos: se estavam na faina por melhorias onde exatamente elas foram executadas? Pois após esses anos que passaram lutando nada mudou para nós, nossas ruas estão sem asfalto, nossas escolas precisam de reformas, nossos professores de melhores salários, não há postos de saúde suficientes e quando chegamos em um muitas vezes não encontramos médicos, muitos de nossos bairros estão sem segurança; desde a última eleição não vemos nenhuma de vossas pessoas andando no meio de nós; não podemos crer que a busca pela melhoria de nossas vidas tem sido tão árdua assim; já que não vemos resultados, a ponto de impedir que venham visitar as ruas e as casas daqueles para quem tão diligentemente vossas senhorias trabalham. Desculpem nossa arrogância, mas cremos que não esqueceram que são nossos funcionários, não é mesmo?

Segundo, se nunca ouvimos falar em vossas pessoas, então queremos saber o que os motiva a querer esse cargo. Afinal é um trabalho tão absorvente, terão de acordar cedo quase todos os dias, receber as queixas do povo, pleitear junto aos cofres públicos capital para execução de obras, criar leis que melhorem nossa sociedade e projetos que visem a melhoria de nossa infra-estrutura e saneamento, terão de participar de eventos e jantares chatos onde alguns esnobes adoram se exibir; e outros deveres mais que agora nos fogem a mente. Por que querem essa vida se o salário nem é tão grande assim? Bem, talvez por nosso senso de bem estar ao próximo ser muito pequeno é que lhes perguntamos isso, somos pessoas simples e muito preocupadas com nossas próprias vidas que raramente temos pensamentos tão elevados assim e quando vemos isso em alguém nos impressionamos e ao mesmo tempo ficamos apreensivos.

Por último e não menos importante como podemos crer que quando estiverem com o poder nas mãos vossas senhorias irão cumprir suas promessas? Claro que não podemos questionar a honestidade de vossas palavras ou a vossa honra, mas quando fomos crédulos demais acabamos nos decepcionando e agora estamos ressabiados de fazer isso de novo. Queremos mais que apenas palavras para colocar todo esse peso em vossas costas, é um fardo pesado e não queremos que ele se torne insuportável a ponto de lhes fazer abandoná-lo no meio do caminho como alguns fizeram em um passado muito próximo.

Quando estiverem prontos respondam, ficaremos alegres em lhes conhecer melhor e assim termos como escolher entre vós o mais indicado para o cargo.

Mas aos que não forem escolhidos temos uma alternativa, podem fazer um grande trabalho ainda. Não é preciso que sejam eleitos para realizar essa tarefa tão dura e honrosa, se desejam realmente trabalhar por melhorias é somente se unirem e procurarem despertar o povo, infelizmente o nosso é muito acomodado, para aquilo que qualquer um pode fazer em prol de nossa cidade. Com sua disposição e sabedoria poderão fazer muitas benfeitorias em todos os bairros e quem sabe até trazer senso maior de responsabilidade pelo bem público ao nosso povo. E assim serão conhecidos de nós e saberemos o quanto realmente se interessam pelo nosso crescimento e desenvolvimento e pela melhoria de nossa cidade; e nas próximas eleições nem precisarão fazer propaganda já serão amados por todos.

Petrus Stone
Enviado por Petrus Stone em 22/08/2008
Reeditado em 17/09/2008
Código do texto: T1141068
Classificação de conteúdo: seguro