GIMNOFOBIA

GIMNOFOBIA

Quando se fala em fobia, uma sensação estranha percorre toda nossa mente e ficamos a pensar se estamos enquadrados em algumas delas. O ser humano por ser ainda imperfeito está sujeito a diversas anomalias e anormalidades, no tocante a sua posição emocional. Fobia normalmente está associada ao medo. A palavra fobia como na maioria é derivada do latim phobia e do grego-phobía, como também a hidrofobia (hydrophobía). Na Psiquiatria refere-se à designação comum às diversas espécies de medo mórbido, horror instintivo a alguma coisa; aversão irreprimível. Um medo intenso, ou irracional'; 'medo mórbido'; 'aversão instintiva'; 'hostilidade instintiva': aerofobia, claustrofobia, enofobia, ergofobia, erotofobia, neofobia, nictofobia, nosofobia.

Como podemos denotar os tipos de fobias são imensos e muitos deles desconhecidos por muitas pessoas. Já que estamos falando sobre fobias escolhemos um tipo de fobia para esclarecer aos neófitos qual o seu significado estamos nos referindo a Gimnofobia.

Na expressão escorreita da palavra a gimnofobia tem a sinonímia de medo da nudez. É o medo ou ansiedade sobre ser visto nu e/ou ver outros da mesma maneira, mesmo em situações onde ela é sociamente aceita, como no vestiário. Os gimnofóbicos podem experimentar medo de nudez em frente de todos ou de pessoas específicas e podem considerar seu medo como irracional.

Essa fobia comumente surge de sentir-se inadequado porque o corpo seria fisicamente inferior, particularmente em comparação com as imagens idealizadas da mídia. O medo também pode estar relacionado com a ansiedade sobre a sexualidade em geral. Também está relacionado com a imaginação persistente de vulnerabilidade associado com aqueles que já viram a gimnofóbica nua, porque eles estariam, supostamente, continuando a imaginá-la pelada.

É um tipo de fobia meio esquisito e estranho, mas acontece com certa constância. Quando a fobia não é tratada ou controlada pode se tornar um pânico para o portador. Segundo alguns estudiosos a fobia se manifesta por meio de pensamentos distorcidos, que se antecipam negativamente aos fatos e diminuem a capacidade de reação diante das situações temidas, como falar em público ou viajar de avião. A pessoa então passa a evitá-las. Uma experiência traumática. A fobia ocorre quando a pessoa se vê diante de uma situação semelhante. A pessoa tem uma predisposição genética para o problema.

A quantidade do medo está relacionada à presença de determinados genes. As fobias podem ser enquadradas como síndrome do pânico - ou estados fóbicos específicos ou múltiplos. As fobias podem ser em maior ou menor intensidade dependendo de individuo a individuo e de pessoa a pessoa.O sofrimento psicológico e corporal deve ser tratado com procedimentos psicológicos e, nas crises mais graves, deve ser apresentados procedimentos psiquiátricos, visando indicação medicamentosa, com possibilidade de atenuar a situação-problema, melhorando o estado suportivo do paciente.

A pessoa medrosa deve todo nosso respeito e atenção. Entenda-se por ter fobias o medo ou o receio de qualquer coisa, por muito estranha ou ridícula que a mesma possa parecer. Descubra aqui que gênero de fobia é a sua! O Medo é ter medo das coisas que nos podem fazer mal pode ser algo perfeitamente normal e compreensível, mas ter medo de coisas, objetos, ou situações, que não têm como nos ferir parece ser algo ridiculamente estranho para algumas pessoas. A verdade é que o número de pessoas com fobias é bastante elevado e, por muito que algumas lhe possam parecer estranhas, todas merecem o nosso respeito.

Como afirmamos antes o medo é comum entre as pessoas, mas vejam como são esquisitos certos tipos de fobias, mas eles acontecem. Gimnofobia medo de nudez pode ser uma coisa banal, mas pode ter um caráter sério para quem sofre.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI-ALOMERCE E AOUVIRCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 21/08/2008
Código do texto: T1139837
Classificação de conteúdo: seguro