Relaxe...para gozar...depois

Creio que muitos dos leitores se recordam da célebre frase que disse a então ministra do turismo, Marta Suplicy,hoje candidata à prefeitura de São Paulo, sobre a crise aérea em junho de 2007: "Relaxa e goza!". Vejamos. Talvez a candidata dizia que se o indivíduo está em viagem, deve estar mais relaxado, sem horários para cumprir e por isso deve ficar com a cabeça fria e esperar, esperar e esperar para "gozar" suas férias, seu passeio ou sua viagem de negócios. Talvez ela tenha se esquecido que mesmo em férias queremos aproveitar o máximo possível e ninguém pensa em desperdiçar uma data tão esperada em um saguão de aeroporto. Por falar nisso, porque a mídia anda tão calada sobre o assunto? Já está resolvido?

Ela agora demonstra imenso carinho pelo setor em São Paulo, no que diz respeito ao turismo. "Vamos fazer o brasileiro desejar viajar por seu país". Eu me pergunto: ele tem dinheiro para isso? e ouço Marta Suplicy sugerir que ele deixe de trocar a tv ou comprar um novo celular e vá viajar, se divertir, adquirir cultura.

Olhando por um certo ângulo os novos aparelhos podem trazer mais stress com as dívidas e sem o devido descanso. Talvez a campanha publicitária do governo poderia ser: " Não troque a tv, troque de cidade, vá viajar!" Vamos crer no entanto que os transportes, estradas e setor aéreo possam suportar a demanda. Afinal ninguém quer gozar em um saguão de espera, ou quer?

Se depender de Marta, no próximo mandato para a prefeitura de São Paulo, os paulistanso terão motivos para ter dificuldades em relaxar. A candidata esteve na noite de ontem, no Hotel Renaissance, em São Pualo, para ouvir as aspirações com representantes do setor turístico da cidade.Marta se mostrou contrária à lei de restrição dos bares, que devem fechar à 1 hora da madrugada. "São Paulo é uma cidade cosmopolitana e quem não gostar que vá morar no interior junto com vacas pastando."

Segundo o representante da Associação de bares e restaurantes, Marcio Santiago de Olveira, 40% do PIB do turismo vem desta demanda e representa 65% de empregos no turismo. "Mas para que esse setor não sofra é preciso que os bares estejam abertos e não somente até 1 hora da manhã. Citando Sinatra, comparou a metrópole a Nova York - São Paulo never sleep" Aqui cabe mais uma pergunta: O que será mais caro? Curar alcoólatras e pessoas que sofreram traumas devido à bêbados no volante ou lucrar com as bebidas vendidas a noite toda?

A candidata se diz mais preparada para assumir a prefeitura depois de sua experiência no governo federal como ministra. "Agora conheço o caminho das pedras. Tem muitas brechas para agilizar o projetos. Cita o turismo como educação, cultura e diminuição dos gastos públicos com saúde.

Quanto à atual dificuldade no trânsito de São Paulo, Marta culpou governos anteriores de não terem preparado a cidade para o boom econômico que o país está vivendo e repercute na metópole. Uma das alternativas apresentadas pela candidata diz respeito a levar emprego para zona leste, conhecidamente maior área populacional. "Um terço da população mora lá, se criarmos empregos neste local, eles não terão que se deslocar para outras partes da cidade."