EM FOCO: ESTILO DE VIDA

Ninguém mais duvida que muitos fatores ambientais e o estilo de vida errôneo, são fortes participantes nos desencadeamentos de muitas doenças, principalmente nas crõnico-degenerativas, inclusive nas do mundo moderno, como a obesidade tão em alta.

E não sou eu quem digo.São as evidências científicas.

E uma evidência científica, não se baseia nos conhecimentos leigos adquiridos na mídia,mas sim nos trabalhos retro ou prospectivos que duram anos.

Pois bem, se o foco é estilo de vida, não podemos deixar de dar destaque especial ao papel da alimentação na manutenção ou na deterioração da saúde das pessoas.

O que vemos hoje, de modo sistemático e universal, são as doenças pandêmicas, ou seja , de ocorrência no mundo todo, oriundas dos mal hábitos alimentares, inclusive por parte das pessoas que têm acesso aàs informações científicas.

Em suma: estamos como o estilo de vida doente, e isso também não é novidade.

Porém, dar um lugar de destaque à alimentação no decorrer das nossas vidas, talvez seja o maior desafio do mundo comtemporâneo, bem como sinal de respeito com o próprio corpo, enfim, uma sinalização de auto estima.

Saber alimentar-se não é tarefa fácil, visto que os nutrientes que cada pessoa necessita variam com o sexo, com a idade, e com a sua demanda diária de energia.

Mas existe um raciocínio fácil que deveria fazer parte dum projeto de vida logo ao nascimento: A manutenção do peso ideal. E esse já um um compromisso dos pais!

Hoje sabemos que a gordura corpórea visceral, ou seja aquela que se localiza nas vísceras e que se manifesta no aumento da gordura e cintura abdominais, funciona como um grande "glândula" produtora de "venenos", quase uma bomba relógio que ao longo da vida aumenta gradativamente a pressão arterial e predispõe ao DIABETES, e ambas as condições ,por sua vez, aumentam a chance dum evento cardiovascular grave, como por exemplo o infarto agudo do miocárdio.

Então a ordem é: Modificação do estilo de vida que inclui...comer direito!

Bem, falar de exercícios físicos, é quase chover no molhado!

Como é difícil no mundo de hoje se programar para se exercitar. AS pessoas se planejam, respiram fundo, pagam a academia, ficam trinta dias...e somem do pedaço, por diversos motivos.Que pena!

E alimentar-se a contento, seria tarefa factível na correria do dia a dia?

Acredito que sim.É possível e obrigatório, se quisermos viver e envelhecer com qualidade. Mas é preciso a devida orientação.

Aqui vão algumas dicas:

-No dia a dia, prefira os restaurantes que servem por quilo, pois nos permitem escolher os alimentos.

-Comece a refeição sempre pela salada. Bem variada e bem colorida.

-Os tons amarelos , laranjas e vinhos fonecem sais minerais e vitaminas antioxidantes, que são as "vassourinhas" que varrem os lixos que produzimos diariamente na corrente sanguínea, e que enferrujam os vasos.

-Escolha uma, no máximo duas porções de PROTEÍNA (alimentos construtivos) do tamanho da palma da sua mão.É o suficiente por refeição para que possamos manter a reposição celular. Escolha entre carnes vermelhas magras (patinho, coxão mole, lagarto, músculo, fraldinha), sem gorduras visíveis, frango sem pele, peixes sem couraça. Os melhore peixes são: Atum , sardinha, truta, salmão, cação. Varie a cada dia.

-SÓ DE VEZ EM QUANDO DEGUSTE A GORDURA DOS DEUSES:PICANHA, MAMINHA, CONTRA FILÉ, ALCATRA, FILÉ MINGNON OU CUPIM. Lembre-se que as gorduras saturadas 'animais" estão entre as fibras da carne, e nem sempre são visíveis. São as mais perigosas para o coração.

-RISQUE DA SUA VIDA O BACON, AS LINGUIÇAS, E OS EMBUTIDOS E MOLHOS GORDUROSOS.

Ninguém morreu até hoje por desprezá-los!

Cuidados com queijos amarelos.Gordura saturada é amarela!

As gorduras, ELEMENTOS ENERGÉTICOS, devem ser escolhidas com critério.

-Regue a sua salada lá de cima com um POUQUINHO de azeite extravirgem, o de primeira prensada, ricos em gorduras polinsaturadas ômega 3 e 6, que desengorduram o nosso sangue das gorduras perigosas ( OS LDL) e promovem aumento das boas gorduras (OS HDL), mas lembrem-se que qualquer óleo, ainda que saudável, é muito calórico e a ordem é "manter peso".

-Em casa, no preparo diário dos alimentos, prefira os óleos de canola, de milho ou de soja, em ordem respectiva de preferência.

-Evite as tão famosas GORDURAS TRANS!

São as que , embora vegetais, sofreram hidrogenação QUÍMICA. Funcionam como as saturadas animais, ruins para o coração.

Ao invés de margarinas busquem pelas HALVARINAS que são os produtos "mais líquidos", portanto mais polinsaturados. GORDURA SÓLIDA SEMPRE É PERIGOSA!

-Evite frituras. Qualquer óleo frito torna-se perigoso, mesmo o azeite extravigem. Fritou...estragou! MELHOR CONSUMÍ-LOS "IN NATURA".

-Prefira então os assados, grelhados e cozidos.

-Os açúcares, também energéticos, deverão ser fornecidos pelos cereais, grãos, massas de preferência integrais, pois fornecem fibras que estabilizam o colesterol ruim; Não esqueçam dos legumes e das frutas. São esses os carbohidratos complexos, os de alto valor nutritivo. Em suma, os açúcares "bons"

-Evite excesso de calorias vazias, que são as que têm grande quantidade de açúcar branco (sacarose)... como refrigerantes, bolos, sorvetes, chocolates, bolachas recheadas, cremes de leite e leite condensado.

-Habitue-se a ler rótulos dos alimentos!

-Comece a prestar atenção no excesso de sal.Muitos alimentos principalmente os industrializados, têm muito sal, principalmente os que tem no rótulo "glutamato monossódico". Um perigo se consumido com frequência. Estão nos pozinhos industrializado dos miojos, temperos, sopas etc...

-Tire o saleiro da mesa.

-Coloque o adoçante por perto.A stévia é o mais natural.

-Coma devagar.

-Crie o hábito de mastigar uma porção de oleaginosas por dia: Uma castanha do Pará,rica em selênio, um potente antioxidante, boa para o coração e próstata, duas nozes e umas sementinhas de gergelim (ricos nos ômegas).

-Consuma tomate, rico em licopeno, outro bom antioxidante.

Suco de uva, ou um poquinho de vinho que contêm os "bioflavanóides" são bons para a circulação.Se for vinho...não dirija!

-Prefira sobremesas light/diet.

-Produtos diets são apenas sem açúcar.MAs podem ser pesados em calorias. Ex? Chocolate diet.

-Produtos light são "leves' em algum componente...ou leve em sal, açúcar, gordura, potássio, cálcio, enfim...alguns têm muitas calorias, e não são diets necessariamente.

-Não esqueçam das fibras integrais, já comentei.

-Parem de fumar.

-Bebam...O quê?- bastante água!

-Voltem à academia. Ou simplesmente caminhem quarenta minutos tres vezes por semana.

Bom, a quem teve paciência de chegar até aqui, parabéns e obrigada!

Até eu me cansei.

Se não vamos morrer? Claro que sim, invariavelmente...e todos!

Mas com certeza viveremos com mais qualidade...com mais prazer!

Ah, sim. e não passem fome! Acreditem...mesmo assim é possível.

Porque até eu sei que saco vazio...nunca!... pára em pé!