Consciência Filosófica é Mito
Maciel Junior
Não existe consciência filosófica. Buscamos o conhecimento porque ele pode nos levar a perfeição, mas essa busca, sem cautela, pode deturpar nossas mentes. Mesmo que inconscientemente (mas nem tanto) almejamos a superioridade. Queremos nos distinguir dos demais seres humanos, queremos ser admirados e venerados por todos, queremos impor nosso conhecimento e modo de vida como base de existência para os demais homens.
Buscamos respostas para perguntas pré-cozidas e para perguntas que nem sabemos formular. Então, vamos questionar sim, mas, ao menos, vamos elaborar uma resposta para nossos próprios questionamentos. Mesmo que não seja a resposta VERADEIRA. Pois há respostas inquestionáveis, mas não há respostas verdadeiras. Sempre prefiro pensar que há a MINHA VERDADE, a SUA VERDADE e a VERADE ABSOLUTA, assim, somemos nossas “verdades” para tentarmos alcançar a VERDADE.
Pensamos que temos consciência filosófica e pensamos que somos dotados de pleno conhecimento porque ainda estamos em um estágio muito arcaico da escala do conhecimento, escala esta não infinita, mas em constante expansão.
Não existe consciência. Mesmo que estejamos convictos de que somos conscientes do que pensamos, fazemos, falamos... não somos. O conhecimento manipula. Por mais suposta consciência que possuamos, estamos inconscientes, estamos sendo manipulados por uma época, por um grupo de intelectuais ou não, pela mídia, pela uma forma de pensar dominante, por um conhecimento pré-estabelecido...
Busquemos o conhecimento, mas nessa busca não aceitemos o conhecimento pré-cozido.
Usemos o conhecimento não por questões de distinção, mas para transformar positivamente o meio em que vivemos.