A BUSCA DO MACHO IDEAL
No tempo das cavernas o preferido das mulheres era o homem forte, grande caçador e defensor da prole. Sua meta era engravidar o maior número possível de parceiras belas e saudáveis que pudessem aumentar a espécie.
Nos dias atuais o macho preferido é aquele mais inteligente capaz de ganhar dinheiro e galgar status na sociedade consumista em que vivemos. A escolha de machos que preencham estes requisitos cria dificuldades para as mulheres.
Milhões de anos se passaram, os tempos são outros, mas o comportamento sexual humano traz em suas raízes os mesmos mecanismos psicológicos ancestrais. A herança evolutiva explica porque, em nossos dias, sexo, status, dinheiro e poder continuam intimamente ligados. Mesmo apos a conquista de direitos e liberdade sexual das mulheres, seus sonhos ainda se norteiam significativamente pelas velhas táticas.
No mundo moderno a escassez de machos dentro dos quesitos ideais tornou a competitividade feminina uma árdua tarefa. Muitas mulheres tendem a ver suas amigas como inimigas concorrentes. As solteiras desconpromissadas gostam muito de falar sobre a anatomia íntima de seus parceiros. A troca de informações, muitas vezes propositalmente enganosas, é uma forma inconsiente de informar às outras quais parceiros valem a pena e quais devem ser evitados. Já as casadas evitam elogiar os maridos para não instigar a concorrência.
É muito natural que a força do passado primitivo ainda se imponha, pois a trajetória evolutiva da nossa espécie viveu muito tempo na era ancestral, dominada pelo instinto, e pouquíssimo tempo, talvez 1%, na era moderna do racionalismo.
O sexo sempre dominou a cabeça das pessoas. É o responsável pela nossa evolução de forma mais rápida que outros animais. A beleza da mulher, sua coragem para recusar parceiros fracos, debilitados e doentes, garantiu descendentes saudáveis e inteligentes que permitiram a aceleração evolutiva da espécie. A força física do homem da caverna era um atributo indispensável. Eles garantiam alimentos e segurança para a prole.
Muitas mulheres ainda preferem homens fortes, altos e bonitões, mas estes atributos são facilmente substituidos por uma bela conta bancária que, para muitas, é prova de inteligência, sucesso e poder.
A estratégia feminina de impor resistência, fingida ou não, continúa sendo transmitida de mãe para filha. Fazer-se de difícil para fisgar um bom partido é a ordem. Muitas se entregam por uma simples cesta básica, mas as mais cobiçadas requerem jantares especiais, flores, jóias, etc.
A mulher é mais vulnerável à conquista quando está em período fértil. Já os homens, mesmo sem saber, se sentem mais atraidos pelas mulheres nestes períodos. É o cheiro da fêmea no cio atraindo o macho.
A mulher evoluída procura um parceiro esculpido pela evolução para ser um líder bem sucedido .
O homem bem sucedido e endinheirado gosta de viver rodeado por jóvens bonitas e saudáveis.
Em ambos os casos não há por que sensurar. É apenas o trabalho natural da evolução.
Nicéas Romeo Zanchett - artista plástico
http://www.artmajeur.com/niceasromeozanchett