Uso de algemas em meliantes... Não poooooode... Coitadinhos dos bandidinhos...

OAB: decisão do STF sobre algemas honra o Estado de Direito no País

Decisão do Supremo Tribunal Federal é histórica.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, destacou nesta quarta-feira a importância da súmula vinculante do Supremo Tribunal Federal disciplinando o uso de algemas, o que só poderá ocorrer de agora em diante em casos excepcionais. "É uma decisão histórica para a cidadania e que honra o Estado Democrático de Direito no Brasil", sustentou Britto, ressaltando ainda a celeridade na deliberação do STF, que havia decidido disciplinar as algemas em julgamento na sessão da última quinta-feira (07). Para ele, "a decisão do Supremo Tribunal Federal de aprovar uma súmula vinculante disciplinando em definitivo o uso de algemas durante as operações policiais, o que a partir de agora somente ocorrerá em casos excepcionais, põe um ponto final na sua utilização apenas com intuito de constranger, condenar moralmente ou espetacularizar o ato de prisão".

Opinião:

Pode até honrar o Estado de Direito do País, pode até ser uma decisão histórica, mas é burra. É uma decisão tomada visando não expor a “elite” deste país, envolvida com todo tipo de crime. Os crimes vão desde simples brigas de trânsito até surra na mulher, bebedeira ao volante, rachas de rua, pequenos furtos em lojas, queimar índios, desfalques, uso de dinheiro público, falcatruas eleitorais, desvios de verbas, propinas, corrupção ativa e passiva, crimes contra a economia popular, tráfico de influência, assassinato, formação de quadrilha e um rosário de outros crimes praticados todos os dias.

Agora se criou um instrumento pelo qual não se pode mais usar algemas quando da prisão de alguém. Só pode falar “teje preso” e o meliante vai ficar paradinho esperando ser conduzido pra delegacia.

Só pra ilustrar, outro dia o “inteligente” Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, achou a solução ideal para acabar com a violência policial e evitar que os policiais continuem matando inocentes. Ele disse em entrevista: “Vamos proibir o uso de fuzis pelos carros patrulha”. Como pode alguém ser tão “inteligente” assim. Os bandidos têm metralhadora que derrubam helicóptero e ele quer tirar os fuzis dos policiais.

Há poucos dias um menor infrator, foi preso e algemado com aquelas algemas de plástico. Soltou-se e pegou a arma de um policial e matou outro. As mortes já começaram com os caras algemados, imaginem com eles soltinhos.

Os advogados vão nadar de braçada, haverá nos próximos dias uma enxurrada de pedido de anulação de julgamento. É claro que a OAB acha ótimo. Quem não deve achar ótimo é o cidadão de bem, aquele que cumpre com seus deveres, não transgride as leis e paga seus impostos. São ínfimos os casos em que a polícia prende alguém por “engano”, principalmente a Federal, quando ela vai é porque o cara não presta mesmo.

A criação desta Lei não nos surpreende. É apenas mais um mecanismo criado para livrar papaizinhos, tiozinhos, sobrinhozinhos, irmãozinhos, apadrinhadinhos e outros “inhos” de passar vexame, quando se envolverem em alguma coisa ilegal. Rico não pode passar vexame, nem ser execrado publicamente. Quanto ao pobre...

www.blogdoacreucho.blogspot.com

Acreucho
Enviado por Acreucho em 14/08/2008
Código do texto: T1127283