Pizza Pirata
Não faças da tua vida um rascunho. Poderás não ter tempo de passá-la a limpo.
(Mário Quintana)
-- Que pizza gostosa moço! Pago 30 mil em dinheiro por essa loja. Vamos assinar o contrato? – arriscou a administradora Marjorie.
-- Moça. Esta casa fatura 40 pizzas por dia. Nesse quarto ano de existência, já investi:
Indenização do meu último emprego 50.000,00
Sítio em Cachoeiras de Macacu 30.000,00
O carro da minha mulher 30.000,00
Empréstimo bancário 40.000,00
Total aplicado R$ 150.000,00
-- Talvez, com o valor que você me ofereceu, seja possível sublocar uma birosca na Favela Elisabete. Quem sabe, uma Pizza Pirata? Quando você estiver vendendo 1000 pizzas por dia, volte aqui portando uns R$200.000,00 !!!
-- Jovem. Meu nome é Mikado. Se conseguir a importância, o negócio será seu. – E, rindo, entregou-lhe um cartão dizendo: to falando sério.
Marjorie, sentiu um gás inflar suas emoções, com tanta pirataria em cima dela. Depois de ter sido uma gerente de sucesso de uma firma de tamanho razoável, pagou algumas dívidas e com o Fundo de Garantia, sublocou um espaço no Camelódromo para vender produtos piratas. Quatro anos se passaram. A polícia fechou os estabelecimentos ilegais, inclusive o seu. Ainda bem que conseguiu economizar 30 mil. Como uma moça honesta, detestava a ilegalidade e desejava muito, ter tudo registrado e pagar os tributos, fazendo jus à hoje, tão decantada cidadania, e agora, era aconselhada fundar uma Pizza Pirata.
Atitudes de Pirata
Pesquisando sobre a pirataria, Marjorie, obteve muitas informações. Dentre as selecionadas destacam-se:
Elizabeth
Rainha da Inglaterra que venceu a batalha contra os espanhóis, com a ajuda de um pirata inglês;
Poesia
O estudante ainda criança, submeteu suas poesias ao professor, que o dissuadiu de toda e qualquer idéia que o motivasse a versejar. Desencorajava o menino, justificando sua completa inaptidão para avançar em sua meta;
Insatisfeito com o parecer do Dono da Verdade, o Guri urdiu um plano contendo um poema Original e um Pirata:
Poema Original
Um trabalho de Fernando Pessoa é apresentado como sendo de Fagundes Varela. Um muxoxo, reprovava sem direito a revisão ou comentários, todo o texto.
Poema Pirata
O pré-adolescente compôs uma poesia e disse ao professor que a autoria pertencia a Fernando Pessoa. Os 1040 poemas, embora escritos por uma única pessoa, eram assinados por: Alberto Caeiro, Ricardo Reis, Álvaro de Campos, etc. Com tantos pseudônimos, não custava nada ser também chamado de Fagundes Varela, ria o jovenzinho, feliz, não por ter envergonhado seu instrutor, mas por buscar a verdade, embora com um Poema Pirata.
Como já era de se imaginar, o professor, chorando emocionado com a obra de Fagundes Varela, quase perdia a respiração, por pensar tratar-se do português Fernando Pessoa, o maior poeta lusófono de todos os tempos.
Assim, o menino descobriu suas competências. Seu auto-encorajamento fê-lo um extraordinário poeta brasileiro.
Comecei a ler Fagundes Varela, aos 10 anos de idade. Esse carioca, compôs um dos melhores poemas sobre São Paulo, que está inclusive citado integralmente em meu artigo Rigoletto.
Música
Gilbert & Sullivan, o maior ícone do Reino Unido (Inglaterra, Escócia...) fez um grande sucesso com sua ópera “Os Piratas de Penzance”
Seis meses voaram mais rápido do que o Aeropolvo. A Pizza Pirata, da favela Elisabete, faturava uma média diária de 1000 unidades. Era pirata só no nome, para dar uma sensação de audácia, desbravamento, vigor e conquista.
A loja de seu Mikado foi comprada e ele ficou na gerência. A Pizza Pirata, então ficou com seu faturamento assim distribuído:
Loja Mikado 40
Favela Elisabete 1000
Total de pizzas 1040
Questão Christie
No século 19, Fagundes Varela escreveu versos patrióticos sobre a Questão Christie. Parece que os brasileiros afundaram em Albardão, (faltou pouco pra Azerbaijão) Rio Grande do Sul, um navio “piratinha” do Reino Unido, gerando um mal estar diplomático.
Varela trocou a matrícula do curso de direito, no quarto ano. Os chineses não gostam do número quatro, porque a pronúncia do vocábulo se assemelha à palavra morte. Inda bem que nós aqui simpatizamos com esse algarismo. Votamos a cada quatro anos.
Um projeto de lei para acabar com a pirataria precisa contemplar o mês de fevereiro, que a cada 4 anos pirateia um dia.
Dizem que aqui no Brasil tudo acaba em Pizza. Marjorie, empresária com responsabilidade social, gosta da idéia, desde que seja uma Pizza Pirata.