MATÃO SUJISMUNDA
Nos arredores da nossa cidade encontramos locais emporcalhados, muito sujos, resíduos de toda espécie, que refletem muito negativamente para nós matonenses.
Mesmo não sendo matonense, estou e considero Matão minha cidade do peito, onde resido já tem muitos anos e estou formando a minha família. Quero para a nossa cidade o melhor, sinto muito orgulho de morar aqui e creio ter passado da hora de levantarmos uma bandeira e enfrentar esses porcos que estão poluindo nossas estradas e terrenos baldios.
Não convém esperar apenas por uma solução dos políticos, devemos aceitar esse desafio e nos organizarmos para conjuntamente enfrentar essa situação, convocar principalmente nossos jovens estudantes e promover mutirões para faxinar toda as áreas poluídas, articular junto aos empresários comprometidos com o meio ambiente e angariar recursos para desenvolver faixas com textos educativos como “Vamos manter a nossa cidade limpa!”.
Devemos também eleger uma comissão de pessoas dispostas e disponíveis para fiscalizar e avançar na idéia de realmente limpar toda a nossa cidade, coibir que esses irresponsáveis, inconseqüentes e porcos continuem sujando e poluindo nosso território, seja urbano ou rural.
Minhas sinceras desculpas a grande maioria de cidadãos matonenses que com certeza não participam desse gesto tão sujo, o objetivo desse texto é provocar principalmente nas pessoas de bem, um interesse maior em cuidar e não permitir que essa situação continue se arrastando, ignorando e fazendo de conta que não tem nada a ver com a gente.
Gostaria muito de obter apoio das escolas e através dos professores, diretores e funcionários, trabalhar com os alunos no sentido de conscientiza-los da importância em se ter uma cidade limpa, tanto no centro como nos bairros, nas zonas urbana e rural e principalmente nas nossas casas, onde tudo deve começar. Acredito muito que com o apoio das crianças e dos jovens fica muito mais fácil revertermos esse quadro, proporcionando um futuro mais digno aos mesmos.
Vamos encarar essa! O que cada um pode fazer para contribuir com uma Matão mais limpa? É hora de lançarmos idéias para a solução desse problema. Devemos ficar de olhos abertos e identificar nossos inimigos que estão sujando nossa querida Matão. Ao sairmos por aí devemos levar nossa máquina fotográfica, digital ou filmadora e se possível dar um flagrante, mandar cópia para toda mídia divulgar o ato e também registrar queixa na polícia, na prefeitura, etc.
Matão exige maior respeito e espera de cada um de nós, gratidão, espírito de conservação, cuidado com a natureza, limpeza, carinho, amor e dedicação para no mínimo manter e nunca agredir, tomar, sujar, poluir e acabar. Essa nossa querida cidade expressa muitos adjetivos, é conhecida no mundo inteiro, não vamos manchar nossa cidade com tão pouco.
vladis.fernan@globo.com