Erro na escola
A escola pública deveria, mas não é uma instituição laica, suas festas e comemorações estão embasadas nas datas do catolicismo, como se o ensino fosse direcionado apenas aos católicos.
A escola é pública e só por essa definição não deve privilegiar uma crença em detrimento de outra, não pode manifestar em suas atividades de ensino a glorificação deste ou daquele credo. Se desejar abordar crenças deve fazer de forma ecumênica, mostrando e valorizando a diversidade religiosa.
É enfatizado a páscoa, as festas juninas e no fim do ano o natal, o que são essas datas senão comemorações católicas, símbolos da fé católica que as escolas incorporaram e as utilizam como meio de ensino e interação de seus alunos. Eis a questão! Na placa de identificação dessas unidades de ensinos não está especificado que trata-se de um colégio de freiras ou um educandário comandado por padres, ela é pública e deve ser laica.
Na diversidade religiosa em que temos no Brasil, é inadmissível a prática do uso de datas católicas direcionadas aos alunos e professores. Ninguém pergunta aos espíritas quais são suas datas importantes, ninguém faz festa para as datas comemorativas dos protestantes, budistas, muçulmanos, dos cultos afro-brasileiros e tantas outras variedades de manifestações religiosas.
A escola como instrumento de formação da prática da cidadania não pode excluir os discentes, não pode sob alegação de ser festa popular pregar uma única religião, como se fosse a única a existir. A inclusão não consiste apenas no acesso dos deficientes visuais, mentais, físicos entre outros a escola, a verdadeira inclusão é aquela que respeita o aluno por inteiro, não apenas as suas limitações mas também o seu jeito de ser e pensar, sua orientação sexual, seu sentimento religioso e suas demais particularidades que faz desse mundo a maravilha que és com toda essa diversidade.
Fim a essa escola que privilegia uns e sufocam outros, segue assim aspirando as ações ditatoriais de imposição de idéias, uma prática racista disfarçada de atividades e festejos.