TRATAMENTOS ALTERNATIVOS PARA PRESSÃO ALTA (HIPERTENSÃO ARTERIAL) - II
Como afirmei no primeiro artigo divulgado pelo Boletim “O Apito” e pelo site Recanto das Letras, Todos já sabem como se instala o quadro hipertensivo, ou seja, quando a pressão sanguínea nas artérias ultrapassa suas medidas normais, que são 12 a 14 (máximas) e 6,5 a 9 (mínimas). Vimos que nem só os idosos, mas também nos últimos tempos muitos jovens sofrem com a hipertensão devido a uma série de fatores já explicados na primeira matéria.
A pesquisa nos estudos do escritor Carlos Nascimento Spethmann e consultas em seu livro Medicina Alternativa foram fundamentais, bem como ter a oportunidade de conversar com veteranos ferroviários, trabalhadores do campo e também as chamadas “curandeiras” e” parteiras”, senhoras que trouxeram milhares de brasileiros e brasileirinhas a luz do dia ou a claridade fosca dos velhos candeeiros pelo interior de nosso Mato Grosso do Sul. Muitas vezes não havia tempo para chegar ao Hospital, ao Posto de Saúde e mesmo a maternidade e a alternativa era a alternativa mesmo. Até hoje as parteiras resistem em muitos rincões de nosso Brasil e a exemplo dos nossos veteranos caboclos conhecem muitos chás, ervas e até as chamadas simpatias!
Continuo afirmando que é fundamental a consulta ao médico a sua médica, e importante medir a pressão e fazer uma Consulta e verificação Geral na saúde ao menos uma vez ao ano, se você não tem convênio, vá aos postos, procure o S.U. S e todos os recursos disponíveis, o importante é que você não só viva, mas tenha qualidade de vida e possam adotar boas praticas preventivas e praticar algum esporte, fazer educação física, caminhar, desde que devidamente autorizado por sua saúde e por seu médico.
TRATAMENTO A BASE DE FRUTAS PARA HIPERTENSÃO
ABACAXÍ - Fazer refeições exclusivas três vezes por semana
BANANA - Fazer refeições exclusivas três vezes por semana
LIMÃO - Suco diluído em água (três limões para 250 ml de água).
Tomar a cada quatro horas.
TRATAMENTO A BASE DE PLANTAS PARA A HIPERTENSÃO
ARTEMÍSIA - Chá das folhas, flores e raízes (20 gramas para 1 litro de água)
Tomar quatro xícaras ao dia.
BARDANA - Chá das folhas, flores e raízes (20 gramas para 1 litro de água).
Tomar quatro xícaras ao dia.
Cordo-santo - Chá das hastes e folhas frescas (20 gramas para 1 litro de água).
Tomar cinco xícaras ao dia.
MANOEL VITÓRIO
Ex Deputado Federal – MS
Vice Presidente licenciado da AFAPDI