FALSA MURTA
           Eu não posso acreditar que dois  deputados,que ainda não sei as razões, querem erradicar uma árvore, a princípio ornamental, que produz flores aromáticas e finalmente frutos para os pássaros.
           Por também,  hospedarem um inseto nocivo à qualidade das laranjas, deverão ser erradicadas?
            Seguindo a inteligência desses brilhantes deputados, teremos que erradicar as mães que geram filhos feios?
            Erradicar os cachorros, porque hospedam pulgas?
            Erradicar as Assembléias Legislativas e as Câmaras de Deputados e Senadores, porque geram políticos corruptos?
            Não seria melhor, incentivarem pesquisas, defensivos ecológicos ou buscarem caminhos que salvassem o verde tão necessário?
 
                    

ESTADO DE SÃO PAULO PRETENDE ERRADICAR A FALSA MURTA 

Governo do estado de São Paulo, através do Projeto de Lei nº 1291, do deputado Roberto Massafera pretende, num prazo de 02 anos, erradicar a existência a Murraya paniculata ou M. exótica ou Falsa Murta como é conhecida popularmente. Aprovado no último dia 16 de abril, o Projeto de Lei é de autoria do deputado Aloísio Vieira (PDT) e foi encaminhado às comissões de Agricultura e Pecuária e a de Finanças e Orçamento, onde recebeu redação substitutiva do relator Roberto Massafera (PSDB), com o objetivo de aperfeiçoar e garantir a eficácia das medidas que serão adotadas.  O projeto de lei não foi sancionado, ainda, pelo governador José Serra e pretende aplicar multa aos que desobedecerem a lei, no valor de R$ 4.494,00 (300 Ufesp's), em dobro e progressivamente nos casos de reincidência da infração por parte de pessoa física ou jurídica que comercializar, plantar, produzir ou formar mudas da planta no Estado de São Paulo. A polêmica gira em torno do fato de que a Falsa Murta é hospedeira de um inseto que transmite uma praga, conhecida como greening, também chamado de huanglongbing (HBL), (bactéria cujo transmissor por um vetor - Diaphorina citri, um pequeno inseto que mede de 3 a 4 mm), que infesta as plantações cítricas como os laranjais, podendo atingir as 90 cidades produtoras do estado de São Paulo e se espalhar para outros estados.
O greening, é uma doença de difícil controle. Provavelmente é originário da China, e hoje afeta seriamente a produção de citros na Ásia e na África.Esta bactéria atinge o sistema vascular das laranjeiras que transporta a seiva e desta forma, provoca o amarelamento das folhas e a diminuição do Nitrogênio, gerando frutos menores e de má qualidade
A espécie, que pertence a família das Rutáceas, é considerada a 14ª planta mais apreciada nas calçadas das cidades do Brasil, no entanto, pesquisadores garantem que o uso indiscriminado desta em calçadas trará prejuízos enormes a médio prazo. A Murraya paniculata ou M. exotica foi introduzida no Brasil para aromatizar as folhas de chá, vindas de Macau, antiga colônia portuguesa na China. A planta, proveniente da China, Índia, Austrália e ilhas do Pacífico possui flores singelas e suavemente perfumadas, de coloração branca e geram pequenos frutos vermelhos no verão e outono que atraem pássaros. Muita utilizada no paisagismo em virtude da sombra densa e folhagem ornamental, inclusive para arranjos florais.

Oportunamente indicarei sites, orgãos, telefones, endereços de email para quem quiser ajudar salvá-las.

Augusto Servano Rodrigues
Enviado por Augusto Servano Rodrigues em 26/07/2008
Reeditado em 30/07/2008
Código do texto: T1098360
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.