Vulcão ou Estrela

Quanto mais escura é a noite, maior é a intensidade do brilho das estrelas.

Kaeru, amigo meu, de longa data, trabalhava em uma livraria e conquistava clientes de forma extraordinária. Com Akiko não foi diferente, a moça era tão bem atendida, que fazia questão de comprar os livros para a empresa onde trabalhava, mesmo destinados a outros departamentos.

Quando era uma obra com mais de um volume, a jovem advogada, adquiria um tomo, deixando os demais para outros dias, criando oportunidade para visitar o simpático vendedor. Os entendidos dizem, que “simpatia é quase amor!”

Diariamente tomavam um café, um sorvete, e quando era possível, almoçavam juntos. Notando a moça, que um ano havia passado e a amizade continuava como a de dois irmãos, - nada contra - disse a Kaeru que casaria em 12 semanas. Embora o rapaz ficasse rubro como a cor do círculo da bandeira do Japão, não parecia disposto a tomar nenhuma atitude.

Todas as vezes que desejamos comprar ou vender alguma coisa, nos deparamos com um estágio de fechamento, cuja inobservância, poderá inviabilizar a conclusão de um importante negócio. São as conhecidas OV – Oportunidades de Vendas. Essas chances podem apresentar “N” maneiras de serem identificadas e aproveitadas. Desta vez examinemos duas:

Varejo

É aquela oportunidade “vapt-vupt”, onde o gestor de negócios precisa ser treinado para verbalizar suas competências em velocidade capaz de ajudar o cliente na sua decisão. Errar aqui pode ser fatal. E é o que mais ocorre no mercado. Acontecem milhares de vezes de o atendente conseguir “desvender” aquilo que o freguês tanto precisava. Embora existam as exceções, de um modo geral, é difícil surgir outra ocasião. É tão irreversível como quem é reprovado no teste do bafômetro.

Venda Técnica e Engenharia de Vendas

Planejamento, visitas, orçamentos, testes, palestras. Na medida em que a negociação vai avançando, a culminância é apontada via situação ou cliente. Sondagens são feitas em diversos momentos até que se conclua o negócio. Em geral dá tempo de corrigir algum rumo desafortunado através de um gerente ou alguma pessoa com conhecimento mais técnico. De qualquer modo, é preciso evitar falhas para não transferir seus méritos para a concorrência, pois sua invigilância o fará chocar ovos para uma serpente engolir.

A regra fundamental para se firmar qualquer tipo de pacto, jamais deixará de ser composta de uma atitude. E o interessante, é que se nada for feito a pessoa vai perder, pois nada fica parado. Agora mesmo, a terra gira a uma velocidade de 30.000 km por segundo e a cabeça do cliente nem se fala. Portanto planeje as ações e execute, antes que seja tarde. Retomemos a história:

Dia seguinte, Kaeru não tinha ido trabalhar. Foi ao DETRAN, renovar a carteira de motorista e depois a uma gráfica encomendar uns impressos. Era completamente louco por Akiko. Achava-a mais bonita do que uma estrela. Precisava tomar uma atitude e tê-la para sempre ao seu lado. Se fosse preciso, teria “cara-de-pau” para pedir ajuda à própria NASA, afinal, quem entende melhor de astros. Estava decido: sua situação não continuaria nebulosa.

Quanto a Akiko, sofria muitíssimo ao imaginar ter perdido a chance de ver diariamente a única pessoa que amou na vida. Aquele dia que Kaeru não foi trabalhar, parecia um ano. O estresse, tornara-a, uma flor despetalada.

Sua cabeça não parava. Lembrou até de Silva Jardim, um grande advogado e escritor brasileiro vivido no século 19, que foi visitar o vulcão Vesúvio, na Itália e aproximou-se tanto da cratera, que acabou sendo por ela tragado, enquanto com os outros colegas nada aconteceu.

Não devia ter falado sobre casamento. E agora, como se desculpar com Kaeru? Tinha tido um dia péssimo. Além de terem acontecido vários problemas no trabalho, o presidente aparecera e os bajuladores convocaram a equipe para fazer hora extra. Sentia-se tão pesada, que se escorregasse em uma casca de banana, talvez um guindaste não a pudesse içar. Pensar no sumiço do rapaz seria o mesmo que evaporar a sua felicidade.

Às 21:00 horas, Akiko, envolta em uma grande tristeza, de cabeça baixa e ombros curvos, aguardava o momento de chegar em casa para desabar em choro, quando um carro piscou o farol. Era Kaeru. Sua beleza combinava tanto com as estrelas, que parecia ser uma, descida do céu para ficar com Akiko. O corpo gelado da moça esquentou, seu coração multiplicou a palpitação. A auto-estima encimou a estratosfera, fazendo-a sentir-se como a “top” Bagatelle Glütten Ah! como seria bom ser esposa desse japonês!

Dessa vez, foram a uma “hamburgaria“ tomar sorvete cibernético. Akiko, nunca tinha visto Kaeru com as mãos tremendo, tão bem vestido e com perfume francês. O jovem falou:

-- Akiko. Você falou que ia casar em 12 semanas. Abra esse pacote e encontrará uma surpresa.

Uma caixa contendo os convites de casamento com os nomes de Akiko e Kaeru, era a resposta provocada pela atitude da garota.

Enquanto lanchavam ao ar livre, percebiam que a noite ofertava aos olhos as mais lindas estrelas.

O casal firmava um compromisso de amor vitalício, testemunhado por muitas estrelas, assinado por um interminável, ajuntamento de lábios. A fuga dos temores e da dúvida, deu lugar à felicidade.

Atitudes regem a vida como um todo:

Competências de Negócios são necessárias inclusive para um correto fechamento de venda, sem falar no pós-venda, logística e coisas que tais.

Na amizade e no amor, ações são exigidas, para que se obtenha o desejado sucesso.

A pessoa pode tropeçar ou lograr a vitória, dependendo de sua escolha, o resultado será: Vulcão ou Estrela.

Gilberto Landim
Enviado por Gilberto Landim em 25/07/2008
Código do texto: T1097174