LEI SECA -ótimos resultados
LEI SECA
As reações contra a apelidada Lei Seca lembram as contra o Cinto de Segurança, hoje de uso condicionado a motoristas e passageiros, nos bancos dianteiros, e que já salvou vidas e evitou graves deformações físicas. É lamentável que o órgão responsável não obrigue seu uso nos demais bancos também nas áreas suburbanas.
Os resultados da proibição de bebidas alcoólicas para quem dirige são previsíveis. Vamos torcer para que algum juiz não se deixe envolver pela liberalidade das leis penais para afrouxar sua rigidez. No caso, não se trata de direitos individuais e livre arbítrio e sim de salvar vidas, aliviar os atendimentos hospitalares e economizar milhões de reais tão necessários à melhoria dos demais atendimentos.
Quando observo pelos noticiários das TVs alguns beberrões jocosos mostrarem copos em atos de desapreço a lei, sinto vergonha quando na mesma hora assisto noticiários dos chineses em demonstrações de invejável disciplina para demonstrar ao mundo que é um povo altamente civilizado. Salvar vidas é fácil e só depende de vontade política. Indago: Por que as motos, de uso quase total no perímetro urbano, são fabricadas para desenvolver altas velocidades? Porventura isso não facilita seu uso pelos fora da lei? Quantas vidas e deformações físicas ocorrem todos os dias pelo seu uso?
Não é à toa que o Brasil, país continente, de natureza abençoada por Deus ainda esteja no rol dos emergentes. Não será necessário argumentar. Para os bons entendedores o que escrevi é o bastante. A intenção produz o mesmo efeito da ação. Sabiamente há na lei divina: “Pecar por pensamento, palavras e obras”.