MAGNÍFICAS MOQUECAS
Sou paulista. Mas não há viagem que eu faça a Salvador que não me obrigue - com infinito prazer - a pelo menos a uma refeição num restaurante que eu adoro. Frequento-o há tempos. Desta vez cheguei lá com certo receio , pois haviam me falado que ele tinha mudado de endereço. E talvez a comida já não era mais aquela. depois me aliviei ao pensar que existem bocas -de-trapo que são especialistas em cortar o barato da gente. Não dei mais bola ao meu pensamento. E apesar de nos sentarmos em uma mesa na ante-sala (o pior lugar do restaurante) quando eu senti o incrível aroma da primeira moqueca passando por perto já começaram a dissipar os meus temores, que na realidade já estvam terminados. Fizemos o jantar com duas pessoas com o seguinte pedido : moqueca de siri, moqueca de ostra, doce de leite, baba de moça e água natural. A honestidade me obriga a adjetivar as moquecas : MAGNÍFICAS . Seu molho é homogêneo , sem pedaços de temperos e sem predominância de sabor algum, seja coentro, dendê, coco, cebola, pimenta, , tomate, limão. É todo equilíbrio envolvendo essa maravilha baiana que é o siri mole. No caso nenhum deles era menos mole que os outros, defeito que pode estragar o prato. A moqueca de ostra também foi excelente, uma delícia . As ostras tinham um marcante sabor de mar e - bom detalhe - eram pouco cozidas , na consistência ideal. Os acompanhamentos foram os tradicionais arroz branco e farofa de dedê. Pena que o arroz estava um pouco frio. Faltou-lhe a temperatura ideal. As sobremesas estavam regulares. Comemos um doce-de-leite do tipo coagulado. Estava honesto. Mas a baba-de moça , tinha uma consistência mais de pasta do que de baba. Mas o sabor era supimpa . O estaurante é bom, onde o convívio com o turismo não chega a afetar a qualidade da cozinha . Eis um dos seus grandes méritos. A impressão final, resumo de todos os cheiros e sabores que alí senti, é a de que continua saindo daquela cozinha, maravilhosos pratos . De dar água na boca !!!
Vou tomar a liberdade de deixar aqui uma receita que lá aprendi. Já fiz e ficou muito gostosa. Vale a pena experimentar.
MOQUECA de CAMARÃO: bater no liquidificador 3 galhos de coentro, 1 tomate, meio pimentão de tamanho médio, e meia cebola, também média. Ou a gosto. Colocar esses ingredientes , juntamente com sal a gosto,numa frigideira de barro com um quilo de camarões, frescos e descascados. Cozinhar por 30 minutos. Colocar então uma colher das de sopa de suco de limão, meio copo de leite de coco e meio de azeite de dendê. Serve-se , bem quente, com farofa de dendê e arroz branco. É o suficiente para 4 porções.
E..... bom apetite !!!