Animais idosos!
Animal idoso
Assim como a longevidade dos homens vem sendo aumentada, à dos animais de estimação também vem sofrendo alterações e isso se deve principalmente em ambos os casos, aos avanços tecnológicos obtidos na esfera da ciência médica, na tecnologia de alimentos e conscientização por parte da sociedade, da necessidade de mudanças de hábitos alimentares, assim como, exercícios que mantenham nossos órgãos em perfeito funcionamento.
No caso especifico dos animais, podemos dizer com segurança que a maior longevidade se deve, as rações balanceadas e o interesse da indústria farmacêutica em investirem em pesquisas à procura de novas drogas para tratamentos, mas, principalmente na conscientização de seus proprietários da necessidade de visitas periódicas ao médico veterinário.
É lógico que com o aumento da quantidade de vida que pessoas e animais vem experimentando, também começa haver com mais frequência, a procura aos consultórios médicos e veterinários por pacientes, queixosos de dores articulares, dores musculares, osteoporoses ou enfermidades ainda mais complicadas como: As doenças cardíacas, arterioscleroses, diminuição do metabolismo cerebral, que reduzem consideravelmente, a qualidade de vida desses pacientes.
Temos que nos manter sempre alertas, para as queixas dos nossos familiares idosos e procurarmos dar mais atenção à suas necessidades.
No caso dos animais e principalmente no caso dos cães, dificilmente vamos notar suas angustias de dor, isto porque os cães dificilmente demonstram aos seus donos, que estão sentindo dor e quando o fazem, geralmente não são bem entendidos por nós, de modo que na maioria das vezes acabam mesmo, quietos num canto com seus sofrimentos.
Ciente da dificuldade que os animais possuem em demonstrar
suas necessidades médicas, aconselhamos que as consultas
à veterinários, ocorram com mais freqüência em animais maiores de 8 anos, pelo menos três vezes ao ano.
No consultório, o veterinário inspecionará o paciente, buscando evidenciar sinais de patologias bucais, presença de cataratas, auscultará coração e pulmões, inspecionará as mamas à procura de tumorações inicias e gânglios linfáticos, observará ganhos ou perdas de peso repentinas, aumento da necessidade de ingestão de água, inspecionará pele e pelagem, assim como glândulas salivares e perianais.
Os exames de rotina também deveram ser solicitados, principalmente o parasitológico de fezes, hemograma, uréia e glicose. O eletrocardiograma uma vez por ano e a ultra sonografia total de abdome, com especial atenção à próstata no caso de machos.
Nós somos para os idosos, sejam eles animais ou pessoas, os únicos em quem eles possam contar, para eles a pior dor, não machucará MAIS, do que a dor da decepção pelo descaso, daqueles à quem eles tanto amaram.