O NASCIMENTO DE AFRODITE - (Venus)

O NASCIMENTO DE AFRODITE (Venus)

Afrodite, deusa encantadora, filha de Zeus e de Dione.

Cronos revoltou-se e começou sua última luta contra o pai Urano.

A lenda conta que Afrodite surgiu nas espumas do mar, fecundada pelo sangue de Urano (o Céu). Cronos cortou os ógãos sexuais de seu pai Urano e os deixou cair no mar. Seu sangue misturado às espumas marinhas fez surgir a mais bela das criaturas, a deusa da beleza e da sedução.

Os testículos de Urano, cortados pela espada do filho rebelde, marca eternamente a derrota do pai tirano dando origem à deusa Afrodite a criatura mais formosa que os deuses conheceram.

Após seu nascimento foi levada à Cítera e depois à costa do Chipre, onde foi recebida pelas Horas que a vestiram e enfeitaram para depois conduzí-la à morada dos imortais (Olimpo).

Ao percorrer a costa as flores nasciam sob os seus delicados pés.

As lendas sobre Afrodite são muitas e até divergentes. Conta-se que a deusa teria se casado com Hefesto, o deus coxo de Lemnos, mas que amava Ares, o deus da guerra.

Dos seus inumeros amores adúlteros nasceram Eros (cupido) e Anteros, Deimos e Fobos(terror e medo) e a Harmonia.

O amor apaixonado de Afrodite pelo belo Adônis caustu-lhe a vida. Áries, cego de ciúmes vai destroçá-lo para que Afrodite não possa querer mais ninguem do que a ele.

Noutras lendas em que a deusa do desejo se vê mais como uma projeção da sua provocação de desejo, conta-se que Afrodite simplesmente surgiu das ondas despida e formosa junto a Cítara. Não gostando daquele lugar, a deusa do amor e da beleza peregrinou por vários lugares indo parar na ilha de Chipre onde tinha servas e encarregadas de vesti-la e cuidar de sua beleza.

Outra lenda afirma que Afrodite é filha dos amores de Zeus e de Ione, a ninfa filha de Urano e Gea, ou de Oceano e Tétis.

Para os artistas sua imagem predileta sempre será a bela saindo dentre as ondas do mar, navegando na sua concha. Esta versão sempre foi a predileta para representar o triunfo do seu nascimento e a glorificação da sua divindade de beleza inigualável.

Nicéas Romeo Zanchett

http://www.artmajeur.com/niceasromeozanchett

http://www.maerz.com.br - Museu de Arte Erótica

http://www.pintoresdorio.com

Romeo
Enviado por Romeo em 15/07/2008
Código do texto: T1081592