A VIDA TRANSITA ENTRE O PASSAGEIRO E O ETERNO
A VIDA TRANSITA ENTRE O PASSAGEIRO E O ETERNO
Você é uma pessoa que acredita que a luta, o memento difícil vai passar e prossegue na batalha, ou você é daqueles que fogem, deixando rastros profundos, dada a pressa da fuga. Pessoas que retrocedem em meio às lutas, não saborearão as vitórias. A certeza que temos é que a vida transita entre o eterno e o passageiro. Às vezes os caminhos não são fáceis de serem percorridos. Há perigos na estrada. Os sofrimentos vêm porque se está em movimento. Esta percepção é importante para a continuidade, para prosseguir, para avançar, seguindo o alvo.
Jesus disse que todas as coisas passam. “Passará o céu e a terra...” (Lc 21.33). Qual céu e terra que passa? Passa a vida debaixo do sol, passa os anos vividos de cada mortal, passa os sistemas econômicos e sociais... Nada dura para sempre. Geração vai e geração vem. Para uma pessoa que viveu na idade média era impossível pensar em uma economia de mercado, que a produção e o giro de capital de um continente ao outro em questão de minutos. Um médico que clinicava há um século, nunca imaginaria o mapeamento genético, ou um fármaco não pensaria na possibilidade de produzir um remédio personalizado, de acordo com a estrutura celular, de acordo com o tipo sanguíneo de um indivíduo.
Como há perigos na passagem pela vida, como encontramos tantas coisas novas na caminhada. Jesus conta uma história ilustrativa que retrata os perigos da vida. Um homem estava indo para Jerusalém e foi assaltado. Foi agredido e ficou ferido as margens do caminho. No caminhar da existência às vezes somos sobre-saltados e assaltados por circunstâncias adversas e perigosas. Por causa dos perigos o Senhor diz: “E olhai por vós” (Lc 21:34). Jesus diz para cada pessoa prestar atenção como vive, prestar atenção no que está envolvendo ou sendo envolvido pela vida, portanto ele diz para vigiar. Quem anda discernindo o momento, as ideologias, as propostas maliciosas, as tentações são pessoas felizes. Você é uma pessoa bem-aventurada? “Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando!” (Lc 12:37). Pessoas que olha a vida com a sabedoria de Deus, são felizes. O Evangelho ensina que devemos viver vigilantemente para não sermos atraídos por tentações deste mundo, coisas que proporcionam até certa alegria, mas alegrias efêmeras, passageiras. A geração atual vive embriagada por valores passageiros. Os programas que chamam a atenção são aqueles que exaltam gente “transloucada”, chamada de celebridade. Pessoas drogadas, que se prostituem, mas que tem os holofotes na direção. Faz-se de tudo para os cinco minutos de fama. Talk show é a moda para gente sem conteúdo aparecer, para satisfazer de vácuo. Essas pessoas quando desaparecem da mídia estão nas clínicas de recuperação de drogados ou está em tratamento antidepressivo. Apostaram a vida no agora, no passageiro, no efêmero.
“...não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida” (Lc 21.34). Jesus ensina que o coração deve esvaziar daquilo que pode dominar a vida. Uma das necessidades básicas do ser humano é a comida. A nossa contemporaneidade tem comido, como nunca aconteceu na história. O problema hoje não é mais inanição, agora a marca, o selo nos corpos é a glutonaria. Corpos gordos, a obesidade é um problema de saúde pública em muitos paises, o Brasil ta chegando a essa marca nas regiões mais abastada da nação. A comida domina o homem, Jesus disse lutar pela comida que subsiste eternamente e não por aquela que perece. Jesus é a comida que subsiste eternamente. Deve-se colocar o pão da vida, aquele que do céu desceu em primeiro lugar e ser dominado e alimentado por Jesus.
Eis o perigo da jornada espiritual! Comida, bebida e os cuidados do mundo. O sistema que diz que eu tenho que ter essas coisas em detrimento dos valores espirituais é mentiroso e contrário ao ensino do mestre da Galiléia.
O seu coração é sobrecarregado pelo transitório? Atenção com “os cuidados da vida” (Lc 21.34). As seguintes expressões: “cuidado da vida” ou “cuidados deste mundo” são muito interessantes. Jesus diz que foi assim nos dias do Patriarca Noé. Casavam e davam em casamento, compravam e vendiam, mas ninguém dava valor a mensagem do Senhor. De igual modo nos dias de Lot (ou Ló), todos estavam embriagados com as coisas dos olhos, os órgãos dos sentidos assumiu o controle destas duas gerações. Deus veio com juízo e destruiu os contemporâneos de Noé e os de Lot (Lc 17.26-30). Apenas os vigilantes foram salvos do julgamento do Altíssimo (Lot e Noé).
O apóstolo João diz: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2:16-17). O mundo passa, as coisas passam, mas aquele que faz a vontade do Senhor permanece. O que não passa é a promessa para os fieis, aqueles que confessam a obra de Jesus. Essa gente é sustentada pelo sangue que foi derramado. Este Sangue derramado no calvário não tem data de validade. O escritor aos Hebreus (9.28) diz: “Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação”. O sacrifício de Jesus tem valor Eterno, foi oferecido no calvário, mas não tem data de validade. Não é repetido em nenhuma celebração religiosa, foi uma oferta única.
As coisas passageiras estão para os sentidos humanos, mas a verdade eterna está para aqueles que receberam as promessas da Palavra de Deus; que vivem vigilantes e discernindo tempos e circunstâncias, fazendo opções pela eternidade, pela palavra que não passa. “Passará o céu e a terra (Lc 21.33), “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência” (1ª João 2.16,17); mas as minhas palavras não hão de passar (Lc 21:33); mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1 João 2:17). Bem! Agora é hora de saber se você está ancorado no passageiro ou está construindo sua existência para durar eternamente.
Que o Eterno nos ajude!
IDERP - IGREJA DE DEUS REAVIVAMENTO PENTECOSTAL “OS AMIGOS QUE SE IMPORTAM”. Cultos: Domingo 18h30min; Quarta-feira 19h30min –Av. Vasco F Coutinho, 1140, Interlagos, Linhares-ES - BEM-VINDOS AS REUNIÕES.