FILHOS GUARDADOS PELO PAI (parte 2)
FILHOS GUARDADOS PELO PAI (parte 2)
Deus nos guarda e nos protege como filhos amadas, pois “mesmo que um pai ou uma mãe venha esquecer dos seus filhos, diz o Senhor: Eu jamais esquecerei de ti”. Pai e mãe abandonarem os filhos é uma possibilidade, ainda que percentualmente, bem pequena, mas acontece; mas o Deus Eterno sempre cuida dos seus, aqueles que de maneira mais íntima se entregaram a Ele e ganhou a adoção em Cristo Jesus.
Jesus orou ao pai dizendo: Guarda-os em Teu Nome, nome que me deste. Somos protegidos quando invocamos o nome de Jesus. O apóstolo Paulo ensina que o Pai Eterno deu a Jesus um nome que está acima de todo nome e que toda língua confesse que Jesus é poderoso e conquistador (Fp 2.10,11). Somos guardados porque a encarnação, morte e ressurreição de Jesus foram plenas de êxito. Mas como pode uma morte trazer êxito e autoridade? Jesus conquistou autoridade porque colocou no seu coração o desejo de servir. Na eternidade, em tempos imemoriais, quando o Pai, o Filho e o Espírito Santo se reuniram para decidir como restaurar a criação, o filho disse: “eu abro mão da minha posição, irei e encarnarei, serei um humano, limitado pelo tempo e pelo espaço, sentirei como os humanos...”. Esse sentimento de servir tomou conta do coração do Mestre.
Quando perdemos posição em escala social e descemos da classe “B” para a classe “C”, sentimos desprezados e oprimidos. Reclamamos, lamentamos e choramos, a indignidade parece que nos pegou e laçou-nos. Tenho um amigo que tinha sua casa seu carro, o comércio com sua renda fixa, enfim, vida estabilizada, mas algumas decisões desacertadas e tudo vieram abaixo. Credores começaram a bater na porta e o carro foi embora. Começou a andar na sua velha “Bike”, aposentada há décadas. Disse ele: “Eu estou me sentido indigno, e desprezado. Pedalar essa bicicleta é horrível, parece que todos estão olhando e dizendo: olha lá! Fulano quebrou, ta andando de bicicleta”. Perguntei: Esse é o seu sentimento? Sim, disse ele. Nós humanos somos assim mesmo, valorizamos posições sociais e classificamos as pessoas pela cor do cartão de crédito ou pelo limite do cheque, valorizamos o topo da escala social.
Satanás também cultiva esse princípio de maneira plena. Valoriza posição, foi esse sentimento e posição que o levou a distanciar do Pai. Diz-nos o profeta Isaías sobre o orgulho de Satanás: “Subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao altíssimo” (Is14.14). Ele nunca contentou com a posição, de criatura e queria assumir o lugar e posição ou se igualar em glória e majestade com o Senhor e Pai eterno. Jesus, contrariando a isso tudo, abriu mão de posição, abriu mão da sua escala de poder e se se encarnou, limitando-se ao tempo e ao espaço, limitou-se psicologicamente aos humanos. Bem! Como o orgulhoso entende uma situação dessas? Como uma fraqueza ou como um cheque mate, uma jogada de mestre, visando alguma vantagem própria, pessoal e mesquinha... Mas Jesus abriu mão da posição celestial com o intuito abençoador, com o desejo de servir e resgatar o homem, o ser humano. Por “isso Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra” (Fp 2.10,11).
Jesus venceu o maligno porque teve um sentimento e um comportamento de servo, deixou a posição que ocupava nos céus, recebendo uma posição de humano e totalmente dependente da assistência do Espírito Santo e do Pai. Jesus na sua humanidade dependeu totalmente dos cuidados de Deus. Isso só foi possível porque Ele esvaziou-se, assumindo a forma de servo (Fp 2.7). A arrogância, a vaidade na alma, faz seres humanos tripudiar e humilhar o outro. A formação acadêmica, a conquista de um dinheirinho a mais deve ser para contribuir e servir ao próximo e abençoar e nunca deve ser motivo de orgulho. Que Deus nos livre da síndrome de lúcifer, precisamos a cada dia nos desvencilhar desse mal.
Lembremos que somos guardados pelo nome de Jesus, nome que exerce autoridade sobre coisas físicas e espirituais, mas acima de tudo que esse Nome, ganhou essa autoridade e poder, porque abriu mão de posição para poder servir, e sempre usou o poder e a posição conquistada pelo serviço, para servir e promover o próximo. Sintamos seguros e guardados em nome de Jesus.
Que o Eterno nos ajude!
IDERP - IGREJA DE DEUS REAVIVAMENTO PENTECOSTAL “OS AMIGOS QUE SE IMPORTAM”.
Fone socorro espiritual 9222-6690 - Cultos: quarta-feira ás 19h30min; Domingo ás 18h30min – Av. Vasco F. Coutinho 1152, Próximo à Praça do Interlagos l – Linhares – ES. Bem-vindos aos nossos cultos de celebração!