O governo e a Operação Satiagraha

 

            Certa vez, a cúpula do palácio do planalto, em determinada ação da policia federal (PF), chegou a expressar que ela (PF) era peessedebista – se não me falha a memória, foi o episódio do Dossiê contra o então candidato a presidente Geraldo Alckmin nas eleições de 2006. Pois, tal fato desbaratado pela PF, também contribuiu para levar as eleições para o segundo turno.

            Depois de quatro anos, a PF está no caso do mensalão, agora já não falamos mais de Marcos Valério, um forte empresário, porém pelo que se desenha com Daniel Dantas, Naji Narras é um laranja. Começa a despontar dentro deste imbróglio que o PT está no rolo, há indícios de contato com estes megas empresários circulando no palácio. Certamente, estamos iniciando um novelo o qual se estenderá por meses ou anos que pode ter um desfecho político de proporção muito superior ao do mensalão.

            Sem duvida estes homens quietos, sem ser incomodados pela justiça deve ser tudo que hoje se deseja dentro do executivo.  Menos de 24 horas da prisão o advogado de Dantas já da alertas ao planalto do que pode acontecer caso não deixa seu cliente quieto.

            O desenrolar deste novelo está condicionado aos que estão encabeçando o processo desde a policia federal ao judiciário. Quem determinará o aprofundamento das investigações também será a oposição no legislativo. Será um processo longo e desgastante, porém manterá o fato em evidencia e isto sempre traz casos novos.

            Quando o ministro Gilmar Mendes do STF (Supremo Tribunal Federal) questiona a espetacularização, as operações cinematográficas que a PF vem fazendo, também pode ser interpretada hipoteticamente que é uma questão de marketing que o governo vem promovendo. No entanto, neste episódio especifico, por exemplo, pode estar sendo feita por agentes sérios para pegar até mesmo o governo de surpresa.  

            Há muito dinheiro envolvido, são grandes empresas principalmente de telecomunicações. Toda operação entre Brasil Telecom e Oi já se torna suspeita, haja vista que antes mesmo desta bomba (a prisão destes empresários) a venda já vinha sendo questionada.

            Não há como negar, ainda que o executivo insista dizer que em seu governo tem se prendido muito, tem atacado a corrupção. No entanto, já podemos afirmar que na história recente política brasileira ele tem sido varias vezes pego em atos de corrupção. Seu primeiro mandato praticamente teve baixa de ministros da cada do presidente.

            Enfim, ainda que grande parte da sociedade esteja satisfeita com o governo, dando para ele índices altos de aprovação, devido as políticas de inserção social, não podemos abrir mão da seriedade que se deve ter com a coisa pública. Todos nós sem exceção pagamos impostos, seja a classe mais pobre ou a de poder aquisitivo mais elevado. Certamente, a mais pobre paga indiretamente, sendo assim, não se sente contribuinte e acaba sendo manipulado pelo governo, na retórica que ele (governo) tira do rico para dar aos pobres. Porém, por todos sermos de certa forma donos de todos os recursos públicos, e também, por aqueles que atuam em todas as esferas de poder serem nossos servidores, temos o direito de não permitir a corrupção, não importando quem a pratica.  

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 10/07/2008
Reeditado em 10/07/2008
Código do texto: T1074010
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.