SOMBRA AO SOL (parte 2)
SOMBRA AO SOL
A sombra humana, os lados tenebrosos que escondemos, que reprimimos em nossos arquivos mentais mais profundos, sempre aparecem, se revelam nos nossos relacionamentos através de brincadeiras desagradáveis, deboches, violência verbal e até física; também se mostra de maneira brusca em apetites desordenados tais como: promiscuidade, desonestidade. Ferindo pessoas que amamos, aparecem nos nossos sonhos, nos nossos pensamentos... Ninguém consegue esconder as trevas do coração, por isso o mundo é um caos, há relacionamentos familiares caóticos, amizade que virou magoa, irmãos que fizeram inimizades, comunhão que se tornou oposição. Todo esse caos do mundo externo, está oculto no coração da humanidade.
Seres dignos de elogios, aparentemente irrepreensíveis têm os desejos mais funestos e tenebrosos, mas todos esses males estão escondidos no coração, na alma do ser humano. Sempre encontramos as pessoas escondendo e negando seu lado sombra. Quanto mais esconde e reprime, mas o tenebroso se revela nas ações. Portanto quando nos encontramos com a sombra, com o pecado oculto, não é momento de tristeza, mas sim, tempo de cura e restauração. O rei Davi, só se deu conta que era um homem ávido para o sexo ilícito, que praticava a violência para esconder sua libido desordenada, quando foi confrontado pelo profeta Natã. “Então disse Natã a Davi: Tu és o homem” (2º Sm 12.7).
Desse momento de confronto surgiu um homem melhor, consciente das suas fraquezas e pecado. Sabendo que eram inclinadas as mais sórdidas ações, apesar de ser conceituado na sociedade e venerado por todos os súditos. Após admitir sua fraqueza o Rei aparece diante de Deus em uma bela oração, em tons de canção expondo sua verdadeira figura interior. “TEM misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. A um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Sm 51.1,5,10). A ação mais nobre de um ser humano é admitir suas fraquezas, suas inclinações inferiores, e não somente as más ações, porque as ações são precedidas pela identidade; Pois abaixo de uma boa ação pode estar escondido uma funesta realidade endógena, interior. Admitir que tenho esse lado obscuro e desagradável, me faz uma pessoa melhor e santa, pois me credencia a lidar melhor com as minhas realidades interior, tanto nos aspectos positivos como nos negativos, naquilo que sou ruim, intragável. O apóstolo Paulo, o homem mais influente entre os apóstolos do Senhor Jesus, admite sua sombra com naturalidade, sem justificações, ele diz: “Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum; e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem. Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço. Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo. Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7.18-21,24). Paulo estava exaltando a obra que o Senhor Jesus fez na sua vida. A maior realização de Deus na vida interior do homem é fazê-lo consciente do seu pecado, da sua condição interior.
A aceitação da condição é o primeiro passo para uma vida saudável. Quando lançamos luz na sombra, tendemos a um relacionamento harmonioso na vida da alma. Negar é fugir, é sepultar um bandido vivo na cova do coração. Admitir é aceitação da condição, e isto habilita a busca de ajuda, alcançando, assim uma vida melhor. Tiago, o irmão do Senhor, instrui os cristãos: “Confessai as vossas culpas (faltas, pecados) uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg 5.16). O caminho da confissão é o caminho da cura. Algo importante e saudável é que as Escrituras ensinam que confessar as faltas uns aos outros promove saúde. É admitindo fraquezas, admitindo o lado mal, que desvencilhamos da maldade. A cura vem da confissão. A fé bíblica sabe disso, a psicologia sabe disso, a sabedoria milenar também sabe. Que possamos praticar a transparência, para sermos seres mais nobres.
Que o Eterno nos ajude!
IDERP - IGREJA DE DEUS REAVIVAMENTO PENTECOSTAL “OS AMIGOS QUE SE IMPORTAM”.
Fone socorro espiritual 9222-6690 - Cultos: quarta-feira ás 19h30min; Domingo ás 18h30min – Av. Vasco F. Coutinho 1152, Próximo à Praça do Interlagos l – Linhares – ES. Bem-vindos aos nossos cultos de celebração!