SOMBRA AO SOL

SOMBRA AO SOL

Todo ser humano precisa crescer, avançar na jornada emocional e espiritual. A Bíblia é o manual seguro para aqueles que desejam se integrarem com o seu lado interior escondido. Por certo você já ouviu alguém dizer: “Eu não era eu mesmo", ou "Ele parecia possuído por um demônio", ou "Ela virou uma megera". Quando se ouve estas declarações, geralmente é que a pessoa viveu os seus cinco minutos de loucura e comportou-se de maneira inadequada, expondo o seu lado mais escuro, trazendo a luz do sol, os aspectos profundos e escondidos da natureza e personalidade humana.

Os estudiosos do comportamento humano, mais especificamente os analistas junguianos afirmam que o homem tem a “sombra”. A sombra é desagradável ao comportamento social aceitável, por isso quando ela se manifesta, quando assume o controle, passamos a desconhecer as pessoas e agente mesmo. Surgem os comentários: “como fulano pôde fazer isto” ou “como pude fazer tal coisa, ser deselegante, grosseiro e agredir...”. Hoje em dia, defrontamo-nos com o lado escuro da natureza humana toda vez que abrimos um jornal ou ouvimos o noticiário. Os efeitos mais repulsivos da sombra tornam-se visíveis na esmagadora mensagem diária dos meios de comunicação, transmitida em massa para toda a nossa moderna aldeia global eletrônica. O mundo tornou-se um palco para a sombra.

A Palavra de Deus sempre ensinou que o ser humano é pecador e que o pecado se manifesta de maneira trágica. O apóstolo Paulo ensina na carta a comunidade cristã em Roma, que o ser humano tem o seu lado obscuro e maldoso, diz o apóstolo: “Não há um justo, nem um sequer. 11 Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. 12 Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13 A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; 14 Cuja boca está cheia de maldição e amargura. 15 Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16 Em seus caminhos há destruição e miséria; 17 E não conheceram o caminho da paz. 18 Não há temor de Deus diante de seus olhos” (Rm 3.10-18). O ensino das Escrituras diz que há um mal escondido nas entranhas de cada um de nós, e que esse mal interior poderá manifestar a qualquer momento. Essa sombra, o lado escuro sempre manifesta de maneira inesperada e surpreende pessoass. Sabemos camuflar a maldade elegantemente, escondemos nos comportamentos agradáveis, aquilo que muitas vezes somos na essência.

A história do rei Davi lança luz sobre esse mal interior que se revela causando espanto. Davi, homem rei, de comportamento polido e justo, pessoa admirável pelos seus atos heróicos, recebe aclamações sociais visíveis e justas pela sua história na sociedade. Político que sempre respeitou seu principal opositor, o rei Saul, poupando-lhe a vida diversas vezes, agindo com misericórdia e justiça. Era um homem admirável; mas que um dia envereda por caminhos interiores, até então desconhecido pelos seus súditos. Vê e deseja uma mulher que não é sua, seus olhos desejou a mulher de um dos seus soldados, e a toma por mulher, forçando-a ao sexo, desse relacionamento despótico e impensado (assombroso), nasce um filho. Quando o Rei Davi soube que Bate-seba, estava grávida, ele mandou o chefe do exército colocar o soldado Urias na frente da batalha com o intuito que ele morresse, e isso se deu, o inocente soldado morreu de maneira injusta. Davi tomou ciência de tão grande loucura quando o profeta Natã, contou para ele uma parábola reveladora, disse O profeta: “E O SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. 2 O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas. 3 Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. 4 E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. 5 Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso. 6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu. 7 Então disse Natã a Davi: Tu és este homem” (2º Sm 12.1-7).

Precisamos entender este lado obscuro em nós que a Bíblia chama de natureza inclinada para o pecado, natureza carnal, natureza pecaminosa. Precisamos aprender a aceitar nossa condição de humanos e pecador, achegar a Jesus para confessar e receber perdão e receber da natureza divina; buscando equilíbrio e cura através de uma vida de confissão, aceitação e transparência. (segue na próxima semana).

Que o Eterno nos ajude!

IDERP - IGREJA DE DEUS REAVIVAMENTO PENTECOSTAL “OS AMIGOS QUE SE IMPORTAM”.

Fone socorro espiritual 9222-6690 - Cultos: quarta-feira ás 19h30min; Domingo ás 18h30min – Av. Vasco F. Coutinho 1152, Próximo à Praça do Interlagos l – Linhares – ES. Bem-vindos aos nossos cultos de celebração!