POR QUE ADORO COMENTÁRIOS NÃO AUTENTICADOS

Acabo de fazer um ano no Recanto das Letras, e nesse meio-tempo tive a felicidade de angariar bons amigos, que sempre vêm aqui e deixam seus comentários mais que generosos e sempre bem-vindos. Algumas críticas construtivas, outras dicas e sugestões apreciáveis, e muitos elogios que eu sei que não mereço. A todos eu agradeço de coração e procuro retribuir a gentileza na medida que o meu escasso tempo permite. A vocês que um dia chegaram aqui e continuaram a me visitar no decorrer desse ano, o meu sincero muito obrigado, se existe algum reconhecimento que deixe um Recantista feliz, com certeza, são as visitas e os comentários dos amigos. Digo que vocês serão sempre bem-vindos, seja para elogiar ou criticar, para dar gargalhadas ou para se emocionar.

Dito isso, passo ao motivo principal desse texto: todos sabemos que, muito embora a grande maioria dos Recantistas seja realmente de leitores, existe entre nós uma classe toda especial, aqueles que eu chamo "carinhosamente" de CAÇADORES DE COMENTÁRIOS.

Os CCs são pessoas muito especiais. Pra início de conversa, eles NUNCA lêem os textos que escrevemos. Mas comentam. Geralmente frases curtas, algumas vezes uma única palavra, algo como "MARAVILHOSO!!!, ou LINDO!!!, ou DIVINO!!!, assim mesmo, sempre seguidos de uma infinidade de pontos de exclamações. Já aconteceu de um deles me enviar três vezes o mesmo comentário, mas em textos e dias diferentes. Também já recebi um comentário que me fez me sentir o máximo e depois encontrei o mesmíssimo comentário em diversas páginas de amigos (rs!)...

E quando o comentário não tem nada a ver com o texto?... Confesso que, quando estou com tempo, ainda assim retribuo a visitinha do CC. E é claro que deixo um comentário no mesmo estilo recebido.

Por isso é que eu adoro receber COMENTÁRIOS NÃO AUTENTICADOS. Assim como os CCs, os NAs formam uma classe toda especial dentro do Recanto das Letras, só que em sentido contrário: enquanto os CCs só querem receber comentários, os NAs só querem ler bons textos. Eles não têm páginas, portanto quando deixam um comentário é porque REALMENTE leram o texto e, melhor, GOSTARAM do texto.

Sempre fico meio bobo quando recebo um comentário não autenticado. São pessoas que poderiam estar fazendo um milhão de coisas, mas estavam lendo um dos meus textos. Também poderiam passar sem se identificar, mas perdem seu precioso tempo para deixar um incentivo a nós, autores. Isso não é FANTÁSTICO?... Pessoas que lêem nossos textos e comentam sem segundas intenções, apenas pelo prazer de ler. Você pode achar que é um exagero, mas isso me ajuda a conservar a fé na raça humana. Enquanto houver uma só pessoa que faça algo, por menor que seja, desinteressadamente, o mundo ainda terá esperança...

Só acho uma pena que os NAs não deixem ao menos o e-mail. Gostaria, sinceramente, de agradecer pelo incentivo e pelo desprendimento dessas pessoas maravilhosas que nos dedicam um pouco do seu tempo e nos ajudam a manter viva a arte da poesia e da literatura.

É por isso que eu adoro os comentários não autenticados...