DEVEMOS MUITO A NAPOLEÃO BONAPARTE

Neste ano de 2008, completamos 200 anos da vinda da família real portuguesa para o Brasil. Em verdade a família real não veio por livre e espontânea vontade, mas sim fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que sob o comando do General Junot invadiram Portugal, por esse país não ter aderido ao bloqueio continental contra a Inglaterra.

Na época, o Brasil era uma colônia de Portugal e se encontrava praticamente isolado do resto do mundo. A atividade industrial era proibida na colônia. Tudo que consumíamos vinha de Portugal. Nosso comercio se dava, apenas, com a metrópole por meio de comerciantes portugueses que eram detentores de monopólio. O ensino superior também era proibido no Brasil e apenas os mais abastados estudavam na Universidade de Coimbra, na metrópole. Não só a imprensa era proibida na Colônia, mas também a importação de livros, salvos os religiosos e outros francamente favoráveis ao reino, mesmo assim, ainda eram submetidos a uma severa censura.

Fugindo do Imperador francês, a família real veio para o Brasil, e com ela vieram todas as condições para o desenvolvimento da Colônia, sem o qual esta não reuniria as forças necessárias para a sua libertação, num futuro próximo. A Colônia virou Metrópole. Uma das primeiras medidas tomadas pelo Príncipe Regente D. João foi a abertura dos portos às nações amigas. Depois muitas outras se seguiram: a imprensa, a indústria, o comércio, a universidade, as ciências, as artes, e por fim: a independência.

DJAHY LIMA
Enviado por DJAHY LIMA em 03/07/2008
Código do texto: T1063492
Classificação de conteúdo: seguro