Batom de Peixe, Anzol Japonês ou Guggenheim?
Pixaim is an unforgettable hidden beach.The water is so clear we can see the bottom. (Pixaim é uma memorável “praia-refúgio”. A limpidez permite que nossos olhos atravessem a água e apreciem o fundo). - Palestrante Otchuko -
"Endorfinada" (anestesiada) pelo "azul safirado" do céu da praia de Pixaim, lugarejo afastado do lindo estado de alagoas, Otchuko, saía da condição zen, após avistar seu amigo Eubúlides, que com um esperançoso sorriso de "dekassegui", pulava feito um grilo, portando seu caderno para ter aula grátis de inglês.
-- Ih! o que aconteceu com a senhora, ta com boca de peixe?
Foi desse jeito, que o nativo enxergou o “batom extra volume” que a turista e professora de inglês usava. Recebidas as explicações, o pescador aprovou o cosmético plus, que preferiu denominar Batom de Peixe.
-- Eubúlides, você veio mais cedo? Já acabou de pescar?
-- É verdade, Osuco (o matuto não sabe dizer o nome correto da Palestrante). To usando aquele Anzol Japonês que você me deu. Hoje pesquei mais rápido. Zidana (a vaca) falou que agora meu tempo dá até pra fazer uma faculdade!
Se Otchuko não piscasse o olho para Zidana, o animal, que odeia mentira, teria dado uma cabeçada de seleção no seu possuidor.
Estimada pessoa leitora:
Podemos sair um pouquinho da praia, enquanto tento responder uma pergunta? Obrigado!
Olá Gilberto,
sou estudante de administração de empresas e estou no último ano, tenho muitas dúvidas com relação a cursos de extensão, e gostaria de pedir uma opinião ja que o sr. tem muita experiência... o sr acha mais interessante um profissional com duas graduações correlatas (ex. contabilidade ou eng de produção) ou 1 graduação e uma pós - graduação? estou um pouco sem rumo....
agradeço a atenção
Natacha Cristina Ferreira
Enquanto me envolvo com a resposta para Natacha, tento estimular você a continuar lendo esse artigo, propondo três segredos:
1 - Qual é “O Principio de Evita Perón”?
2 - De que forma o gestor de palhaços do Circo de Soslaio, aborda o método “5 S”.
3 - Qual é a cor do Museu Guggenheim?
Antes de a xenofobia (nojo de estrangeiro) atingir seu apogeu na Espanha, a advogada Mercedita, optou por trocar a tourada pela rinha de galo, volvendo para o Brasil. Sacrificou a ausência de muitos amigos e poupou seus olhos de contemplar belezas só encontradas nesse país.
A convite da Palestrante Otchuko, Mercedita foi conhecer Pixaim. Amou demais Eubúlides, prescrevendo-lhe até mesmo um medicamento para curar o resfriado do jovem pescador.
-- Doutora. A senhora fez duas faculdades? – perguntou Otchuko.
-- Otchuco, eu costumo me basear no Princípio de Evita Perón:
“Fale muito das coisas, pouco das pessoas e nada sobre você”.
-- Sou Advogada e Médica. Por esse motivo uma clínica me contratou para trabalhar na Espanha. Aliás, minhas duas graduações, fortaleceram a decisão de voltar para o Brasil. Graças a elas, pude retornar com mais confiança ao meu país e hoje estou melhor posicionada do que se estivesse lá. – e disse mais:
-- Graduação
O Brasil, sofreu uma inundação de Cursos. Um exemplo é a Faculdade de Direito, onde temos 800 instituições, contra 200 dos norte-americanos. É como se o terceiro grau se transformasse em batom, com acesso geral e irrestrito. Evidentemente a pessoa poderá agregar, línguas, informática, diferenciando seu cosmético, elevando-o à categoria de Batom de Peixe, como diz Eubúlides.
-- Pós
Quando um funcionário está indo bem em uma organização importante, precisa radiografar o comportamento dos colaboradores bem sucedidos, identificando as oportunidades. Pode ser o caso de uma Pós. Afinal, não podemos deixar de alimentar a idéia de um incremento de salário, com direito a engorda de currículo como sobremesa. Precisa mirar-se no exemplo do Anzol Japonês: tem sempre um atraente inseto desenhado. Se a pessoa esquecer a isca e o peixe estiver distraído pode ser fisgado pela figura. Hoje em dia, quem pode se dar ao luxo de ser enganado. Devemos submeter nossas competências ao repositório da verdade ou assentá-las colo da ilusão?
-- Dupla Graduação
Eu estudei direito para satisfazer papai. Fui advogada de uma clínica no Rio de Janeiro. Desde criança quis ser uma cirurgiã plástica. Assim que acabei a faculdade de medicina, ganhei uma causa importante para a empresa. Os sócios ficaram tão felizes comigo, que perderam uma advogada e ganharam uma médica, ou será que mantiveram as duas?
-- Quando a pessoa dispõe de tempo e recurso, ela deve possuir dupla formação. Correlata, então nem se fala. Por exemplo: Pepito Salida, meu marido, é Físico e Matemático. – e Mercedida não parava de falar:
-- Em um restaurante em Bilbao, Espanha, lembrava do azul safira, que tanto me impressionou no museu Guggenheim. Um homem, mais bonito do que o museu, lógico, apresentou-se. Sem precisar de muito esforço para que eu concordasse em ter sua companhia à mesa, almoçamos juntos. Infelizmente, começamos a ter nosso primeiro ponto de discordância.
-- Pepito. O museu é azul safira. Acabo de chegar de lá.
-- Não falaram a você? O museu Guggenheim é uma paleta de cores. Fabricado com titânio, sua mudança de cor está atrelada à incidência solar. Como apreciador do rosa, passo lá ao entardecer. – expressou-se Pepito de Salida.
Assim como o museu Guggenheim de Bilbao, é uma construção de admirável arrojo e múltiplas cores, assim é o “Poligraduado” em relação às possibilidades. É como se você fosse um Profissional Combo. Um exemplo prático, é a aplicabilidade sustentada pelo gestor de palhaços do Circo de Soslaio. Veja os “5 S” e combine suas competências.
1 - Se for da lei, pertence à Advocacia.
2 - Se doença, pertence à Medicina.
3 - Se não funcionar, pertence à Física.
4 - Se ninguém entende, é Matemática.
5 - Se não faz sentido, pertence à Psicologia.
Essa aparente brincadeira, nos leva a refletir sobre a expansão do conhecimento e a solução para os problemas a nós pertinentes e à sociedade. Vejamos os casos:
Mercedita - Itens 1 e 2
Com dupla formação, pode ao mesmo tempo emprestar óculos à justiça e sarar as dores das pessoas;
Pepito Salida - Itens 3 e 4
O marido perfeito. Aquilo que sua mulher notar que não funciona nem entende, passa a bola para ele;
Palestrante Otchuko – Item 5
Como psicóloga, ajuda a por sentido nas coisas.
Otchuko ouviu um gostoso mugido de despedida da vaca Zidana. A fina areia da praia de Pixaim, calcada pelos pés, apitava.
-- Teacher, you are beautiful (professora você é linda). – disse Eubúlides.
O agradecimento através de resultados, do aluno nativo, transbordou o cálice das sensações da moça. E foi de pele arrepiada que Otchuko deixou Pixaim.
Plenamente realizada, Mercedita, chegou à sua clínica em São Paulo. Enquanto pensava em como fazer alguma inclusão social, passar conhecimento, ensinar alguém a gerar renda, ligou a televisão. A cantora Aline Barros interpretava a música:
Usa-me, Sonda-me
Sonda-me, Senhor, e me conhece
Quebranta o meu coração
Transforma-me conforme a Tua palavra
E enche-me até que em mim se ache só a Ti
Então, usa-me , Senhor !! Usa-me
Como um farol que brilha à noite
Como ponte sobre as águas
Como abrigo no deserto
Como flecha que acerta o alvo
Eu quero ser usado da maneira que te agrade
Em qualquer hora e em qualquer lugar
Eis aqui a minha vida Usa-me, Senhor! Usa-me
Sonda-me, quebranta-me, Transforma-me, enche-me e usa-me
Senhor!!
(Ana e Edson Feitosa)
Ao ver Mercedida usando o Batom de Peixe, seu marido Pepito Salida, ofereceu seus lábios como um Anzol Japonês. Esse ajoujamento - colação sem ser de grau - fez o casal voar.
E quanto a você? Último ano? Acabou de colar (prova não, grau)? Decida, sirva melhor a você e ao seu próximo. Avance e vença!
-- Natacha! Respondi sua pergunta? Qual a sua escolha?
Batom de Peixe, Anzol Japonês ou Guggenheim?