Opinião de Escritor – A utopia da violência urbana – Escrito em 24/06/2008

Que o Brasil é um país violento, todo o mundo já sabe. E não é segredo para ninguém que a cidade do Rio de Janeiro extrapolou todos os limites no quesito violência urbana. A morte de três rapazes na semana passada só veio para coroar uma triste realidade: estamos vivendo em um caos. Segundo as investigações, os três foram entregues a traficantes do morro da mineira por soldados do exército em exercício no morro da providência, ambos na zona norte do Rio. Depois de torturados os jovens foram mortos. Seus corpos foram encontrados no domingo, dia 15 de junho, num lixão.

Parece mais um “simples” caso de abuso de poder. Só que o debate dessa vez não se limita apenas a isso. Há quem não julgue os soldados pela ação. Principalmente depois que a polícia revelou que os jovens teriam ligações com o trafico de drogas. Existe, portanto, uma divisão de idéias, entre aqueles que não toleram nenhuma forma de violência e entre os que seguem o lema “bandido bom é bandido morto”.

É evidente que nos dias em que estamos vivendo, onde a violência só cresce a cada dia, é preciso que as autoridades tomem atitudes drásticas perante a criminalidade. Porém, não se pode seguir a lei do “olho por olho, dente por dente”. Violência só gera mais violência. Não é coibindo atos violentos com pancadaria e mortes que as coisas irão se resolver. A lei brasileira, por mais imperfeita que seja, ainda é soberana, e é bem clara: o estado deve trabalhar para que o criminoso volte a ter um convívio pacífico com a sociedade.

Parece utopia. Só que é mais utopia ainda acreditar que resolveremos os problemas relativos à violência pagando em armas e atirando no primeiro que parecer suspeito. Isso é barbárie. A mesma barbárie cometida pelos criminosos. Não pretendo ser classificado como criminoso. E você, quer?

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 24/06/2008
Código do texto: T1049618
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.