Escola Sulmatogrossense destaca Cultura Nipônica

O texto a seguir é da coordenadora Pedagógica Ednalva de Oliveira Vitório, que desenvolve seu trabalho na Escola Arlindo de Andrade Gomes na cidade de Campo Grande-MS. Ela destaca o trabalho do professor Eloi e seus alunos de História. Alunos do 3º ano.

ESCOLA ESCOLA ARLINDO E A IMIGRAÇÃO JAPONESA

"...Fiquei extremamente impressionada com o exuberante trabalho pedagógico do professor Eloi da Silva e seus alunos do ultimo ano (3º ano) matutino da Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, mostrou a sensibilidade do professor de História e a capacidade de percepção pelos seus alunos da importância e do nível de influência positiva da vinda dos japoneses para o Brasil a partir do inicio do século XX, marcando o aspecto cultural em toda a sua dimensão econômica, política, cultural, histórica, social e artística.

O trabalho do professor de História Elói da Silva exemplifica a capacidade “represada e potencial de nossos professores e alunos e reafirma a necessidade de buscarmos o estreitamento das relações com este importante país de primeiro mundo e de alta tecnologia que é o Japão”.

Sabemos que recentemente o Governador André Puccinelli de Mato Grosso do Sul, demonstrando habilidade e visão política, agendou importante visita oficial a terra do Sol Nascente, levando para o Oriente não só as nossas possibilidades de negócios e relações internacionais, mas acima de tudo, demonstrando compreender o importante papel de Mato Grosso do Sul nas relações Nipo-Brasileiras, até porque temos em MS uma das maiores concentrações de japoneses e descendentes nipônicos e muitos dos costumes e hábitos dos japoneses já compõem a cultura sulmatogrossense.

Fiz questão de abrir este “parêtenses” no sentido de mostrar a sintonia dos alunos e do professor Eloi da Silva com os fatos cotidianos, com as ações que se passam no dia a dia e com a quebra de paradigmas do novo conceito pedagógico, onde a dimensão dos fatos relevantes do cotidiano atual, às vezes se sobrepõe a fatos, tão importantes que ficaram no passado. É a história em movimento dinâmico e eficaz de fato.

Parabéns ao professor Eloi da Silva e todos os alunos dos terceiros anos do matutino, que no dia dezoito de junho pela manhã, nos brindaram com a cultura nipônica, demonstrando a cultura japonesa e sua influência no Brasil através da arte dó chá, da moda, da vestimenta utilizada em cerimônias, a moeda, a arquitura, a música, a comida e as artes marciais, das artes... Que esta iniciativa do professor Elói e dos alunos que participaram ativamente do trabalho sejam um estimulo a centenas, a milhares de educadores que buscam no cotidiano de seu trabalho valorizar a cultura, a história, a arte e ocupar espaços importantes na vida de nossos jovens estudantes!

Viva o Brasil! Vivia o Japão! Viva a Educação brasileira e seus valores que, às vezes passa despercebido em uma simples sala de aula de nosso imenso Brasil...."

EDNALVA VITÓRIO

Coordenadora Pedagógica da Escola

Estadual Arlindo de Andrade Gomes

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 23/06/2008
Reeditado em 23/06/2008
Código do texto: T1048025