A INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS – AUDITIVAS NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR

Em virtude da grande preocupação social e educacional no Brasil, nasce a imperiosa necessidade de se adotar um modelo eficiente de Educação Inclusiva nas Escolas de ensino regular. Esta premissa convém ressaltar, é resultado de um compromisso social, baseado exclusivamente numa educação eqüitativa e de qualidade.

Crianças com necessidades educacionais especiais – auditivas, não podem e/ou devem ser entendidas como variante de uma situação, mas, sobretudo como parâmetro para o entendimento lógico baseado inclusive na predisposição para a inovação constante na busca de novas e possibilidades quanto ao ensino-aprendizagem.

Existe em geral escolas que desenvolvem projetos de inclusão parcial, os quais não estão associados à mudanças de base nestas instituições e continuam a atender aos alunos com deficiência em espaços escolares semi ou totalmente segregados. (Classes especiais, escolas especiais).

Mudar a escola é enfrentar uma tarefa que exige trabalho em muitas frentes. Destacam-se as transformações que são consideradas primordiais, para que se possa transformar a escola na direção de um ensino de qualidade e, em conseqüência, inclusivo.

A inclusão não prevê a utilização de práticas de ensino escolar específicas para esta ou aquela deficiência, mas sim recursos, ferramentas que podem auxiliar os processos de ensino de qualidade, isto é, se o professor considerar as possibilidades de desenvolvimento de cada aluno que envolve na medida de seus interesses e necessidades, seja para construir uma nova idéia, resolver um problema ou realizar uma tarefa. Esse é um grande desafio a ser enfrentado pelas escolas regulares tradicionais, cujo modelo é baseado na transmissão de seus conhecimentos.

Outro aspecto a ser considerado é o papel desempenhado pelo professor na sala de aula. Não se pode substituir a sua competência pela ação de apoio exercida pelo professor especializado ou pelo trabalho das equipes interdisciplinares quando se trata da educação dos alunos. Reconhecer a possibilidade de recorrer eventualmente ao apoio não apenas de professores como outros profissionais (psicólogos; fonoaudiólogos; fisioterapeutas, etc.), não significa transferir para eles a responsabilidade do professor regente como condutor da ação docente.

O mundo dos surdos não é uma calmaria só porque nele não existem sons. As pessoas que não escutam são sensíveis às vibrações do lar causadas pelos ruídos e têm uma percepção extra que as faz reconhecer ritmos e notar quando alguém se aproxima. Além de se comunicar por libras (linguagem de sinais), os surdos podem também aprender a falar pela metodologia da oralização. Nela treina o reconhecimento de ruídos e sons e exercita a respiração e os órgãos que ajudam na fala. A técnica estimula o uso de aparelhos que amplificam os sons. Mesmo que a criança surda aprenda todas as técnicas, a visão é para elas o sentido mais importante, por meio dela entende o mundo. Isso representa que:

“Na escola que é de todos, cada criança recebe aquilo de que precisa: para surdos, línguas de sinais; para os que não se mexem, tecnologias de comunicação alternativa; para quem demora aprender, jogos coloridos e muita repetição; para os cegos, Braille. A escola não se resume mais a lápis, caneta, caderno, giz, lousa e professor”.

NOVA ESCOLA, Edição Especial Editora Abril. São Paulo, n. 11, p. 11, out. 2006.

Todavia, uma legislação inclusiva e os métodos usuais adotados nas escolas trazem muitas implicações concretas, pois, os docentes se esbarram numa questão crucial? O que fazer com essas crianças que em outras situações, precisam dos cuidados específicos e não conseguem realizar o que as outras realizam. Normalmente o processo educativo da escola (e até o espaço físico), no tocante à acessibilidade, trata alunos e alunas de forma homogênea, e isso se torna mais complicado quanto há crianças com características muito diferentes. Em resumo, a inclusão da criança com necessidades especiais – auditiva em escolas de ensino regular, deixa de ser apenas um problema, mas, sobretudo um desafio à sociedade como um todo.

O papel da Educação Inclusiva é extremamente complexo e profundo, contudo, não acontecerá por decreto, mas, através de mudanças atitudinais que tem a ver com questões que emergem das transformações internas, individuais, e que somadas às outras se tornam mudanças coletivas. Portanto, é necessário que todos assumam sua parcela de responsabilidade na construção de um novo modelo educacional, tendo em vista o que se tem hoje, não coaduna com a inclusão.

O Brasil é um país capitalista e a escola prepara a grande parte das pessoas para levar uma vida em sociedade, ocupando funções. Então onde ficam nossas crianças e adolescentes com necessidades especiais. Será que eles têm sido preparados da mesma forma? Este assunto, embora em evidencia, é um assunto muito polêmico, apesar de ter embasamento legal através do Decreto-Lei nº 7.859, de 24 de outubro de 1989, que:

"Dispõe sobre o apoio a pessoas com necessidades especiais, sua integração social sobre a Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoa Portadora de Deficiência (CORDF). Institui a tutela jurisdicional de interesses coletivos ou difusos dessas pessoas, disciplina a atuação do Ministério Público, define crimes, e dá outras providências".

Segundo o CEDIPOD – Centro de Informação do Portador de Deficiência e a CORDE – Coordenadoria Nacional para Integração de Pessoas Portadoras de Deficiência, há ainda, inúmeros preconceitos quanto ao tratamento a essas pessoas, conforme os comportamentos abaixo:

Muitas pessoas ficam confusas quando encontram uma pessoa com deficiência. Isto é, natural. Todos nós podemos nos sentir desconfortáveis diante do diferente. Esse desconforto diminui e até desaparece quando há convivência entre pessoas deficientes e não deficientes.

As pessoas com deficiência, ou pessoas com necessidades especiais são pessoas como nós. Tem os mesmos direitos, os mesmos sentimentos, os mesmos receios, os mesmos sonhos, desejos e aspirações.

Provavelmente, devido à deficiência, essa pessoa, em especial, pode ter dificuldades na realização de muitas atividades de rotina. Por outro lado, poderá essa mesma pessoa, ter extrema habilidade para fazer outras coisas, exatamente como toda e qualquer outra pessoa.

Se ocorrer alguma situação embaraçosa, uma boa dose de delicadeza, gentileza, sinceridade pode ser a condição perfeita para uma análise mais profunda na mudança de atitude.

Nesse prisma é imperativo reconhecer que a integração de alunos com necessidades educativas especiais implica muito mais do que apenas inserir esses mesmos alunos numa escola de ensino regular. Trata-se, pois, de um processo em que o aluno tem oportunidades de se desenvolver e progredir em termos educativos para uma autonomia econômica e social.

A integração é igualmente um processo em que a próprias escolas necessitam de mudanças e de desenvolvimento focado em objetivos palpáveis, desenvolvendo ações que proporcionem um ensino de qualidade, de forma a amparar e absorver eqüitativamente àqueles alunos com necessidades educativas especiais.

A Educação Inclusiva tem o seu papel preponderante na aprendizagem do aluno(a), uma vez que as práticas adotadas influenciam diretamente o campo de ação dos professores nas unidades escolares, atuando como instrumento de estímulo à aprendizagem com o enfoque centrado na própria deficiência e voltado para a realização ou compensação das dificuldades desses mesmos alunos(as), isso é um fato.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

• LIMA, N. M. de. Pessoa Portadora de Deficiência. Brasília; Ministério da Justiça, Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, 2001.

• Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394, de 1996, Brasília, 1997.

• Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069, de 1990. Brasília, 2000.

• QUADROS, Ronice Muller da. Educação de Surdos; a aquisição da linguagem. Porto Alegre. Artes Médicas, 1997.

• BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília. MEC; SEESP, 2001.

• BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil. MEC; SEF, 1998.

• BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para a educação infantil – Formação Pessoal e Social.. MEC; SEF, 1998.

• PRESENÇA PEDAGÓGICA, Revista; DIMENSÃO, São Paulo, v. 10; n. 56, p. 31, 2004.

• NOVA ESCOLA, Revista; ABRIL, São Paulo, Edição Especial n. 11, p. 9, 2006.

• PROFESSOR, Revista, BRASIL, Brasília, n. 1, p. 35, 2003.