Fidelidade

A fidelidade é para a vida sentimental o que a coerência é para a vida do espírito: uma pura e simples confissão de incapacidade."

(Oscar Wilde

Na lealdade prevalece a justiça do caráter e não o interesse de circunstâncias fugazes. O que é válido hoje continua sendo válido amanhã. A atitude daquele que é leal não está sujeita aos ventos que passam mas é antes um valor eternamente gravado no tempo e na consciência. O cofre da lealdade está sempre seguro. Não há chave que possa abrí-lo enquanto a integridade e a coerência forem mantidas. Os segredos do coração estão sempre a salvo quando a conduta é elevada.

A consciência é a mais fiel das confidentes. Tudo ouve, nada esquece e está sempre a nos lembrar o que é impossível esconder-lhe

A coragem não é uma virtude, nem um valor entre os valores do indivíduo, como o amor ou a fidelidade. É o alicerce que suporta e torna mais reais todas as outras virtudes e valores. Sem ela, o amor empalidece, e se transforma em dependência. Sem a coragem, a fidelidade é mero conformismo.

Seja leal para consigo mesmo. Não altere o seu comportamento apenas para contentar os outros.O que realmente necessitamos, e que nunca teremos em demasia, é o bom senso, tendo por base as normas da moral e o apoio só do verdadeiro caráter. Tais são, na minha opinião, os antídotos de meus Sete Pecados Mortais. Isto sugere, pois, que a neutralização dos Sete Pecados Mortais da sociedade moderna e a transposição do abismo entre nossos recursos sociais e os desejados resultados sociais se baseiam, mais do que em qualquer outra coisa, na lealdade do indivíduo para com seu próprio senso de valor, seu próprio senso de qualidade em tudo o que ele ou ela faz ou pensa. Esse senso de excelência precisa ser bastante forte para resistir às ondas de manias ou modas e até mesmo à desaprovação dos seus colegas.

Quem conta com um amor fiel suporta sem queixas as piores contrariedades; mas quem não conhece o amor fiel,

é infeliz, mesmo que use uma coroa...