Opinião de Escritor – As “novas” vítimas da sociedade – Escrito em 16/06/08

A violência contra crianças está em uma escalada exponencial. De tempos em tempos, surgem no noticiário nacional novos indícios de como a infância deixou de ser respeitada. É evidente que atos de violência contra crianças sempre existiram. Casos de pedofilia, muitas vezes incluindo padres. Seqüestros. Um recém nascido arremessado em uma lagoa. Um garoto arrastado pela rua, preso por um cinto de segurança. Uma menina de cinco anos jogada da janela de um prédio, sendo que os maiores suspeitos são seu próprio pai e sua madrasta. E agora, mais uma criança abandonada. Um menino de apenas dois anos foi empurrado de um automóvel, em uma estrada. Por sorte, uma moradora da região viu a cena, e ajudou o menino, que está em um orfanato, esperando uma decisão da justiça, que ainda não sabe quem teria jogado a criança do carro.

Isso aconteceu na última quarta-feira, e se junta a tudo o que temos visto nos últimos meses. Uma crescente onda de violência contra exatamente àqueles que toda a sociedade deveria cuidar e proteger: a criança. Que futuro teremos se nossos filhos crescem a mercê da violência? A pergunta é mais séria do que parece. Daqui a alguns anos seremos idosos, e quem comandará esse país? As mesmas crianças que estão sendo vítimas de nossa falta de consciência. Mas, afinal de contas, de quem é a culpa, das autoridades ou do povo? A resposta é simples: a culpa é de todos nós. Ou cuidamos de nossas crianças enquanto é tempo, ou ninguém cuidara de nosso futuro.

Mas, apesar de frágeis e inocentes, temos exemplos claros de que não podemos subestimar a força de uma criança. Prova disso é o exemplo dado por uma menina que, depois de um acidente, onde morreram seus tios, os únicos adultos no automóvel, ainda teve coragem para amparar sua prima, que ficou com uma das mãos presa nas ferragens. O acidente ocorreu no domingo, dia oito de junho, mas as meninas só foram salvas da terça. Fico triste de saber que tantos crimes sejam cometidos contra nossas crianças. Porém fico feliz de ver como elas superam nossas expectativas, e nos mostram que os fracos da história somos nós, por não termos a coragem que elas tem para vencer os desafios da vida.

Eder Ferreira
Enviado por Eder Ferreira em 16/06/2008
Reeditado em 16/06/2008
Código do texto: T1037164
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.