COMO VIVER A VIDA CRISTÃ?

Como flores do jardim do Senhor, será que podemos viver uma vida espiritual “cheirosa”, de modo a agradar ao Jardineiro fiel? Isto é realmente possível?

Por Deivinson Bignon

“Aquele que diz que permanece nele [Jesus], esse deve também andar assim como ele andou” (1 João 2.6).

Perfumistas estão constantemente tentando desenvolver a fragrância permanente. Dizem que o jasmim é a que mais perdura. Ahmed (leia Arrmed) Soliman, da cidade do Cairo, Egito, diz que para fabricar 28 gramas do perfume jasmim ele enche uma sala de botões ainda florescendo, impecáveis, e quando são destilados a fragrância é quase eterna.

Em Luxor, no sul do Egito, um arqueólogo achou um túmulo antigo no qual uma princesa foi sepultada há centenas de anos. Junto ao sarcófago estava um vaso cheio de jasmim. Embora o vaso já estivesse quebrado ainda se podia perceber o perfume no momento em que foi descoberto.

Você é uma bela flor que nasceu para pensar os pensamentos do Jardineiro da vida. Sua mente deveria ser apenas o prolongamento da mente de Cristo – “...Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1 Coríntios 2.16). Entretanto, há momentos em que você não consegue exalar adequadamente o perfume do Senhor em seus pensamentos e atitudes – “Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo” (2 Coríntios 2.15). Então você acha que é uma flor murcha, muito aquém do que poderia ser, clamando desesperadamente pela ajuda do Jardineiro fiel.

Na verdade todos nós, pequenas flores humanas, convivemos em certa medida com imperfeições capazes de nos envergonhar perante o perfeito Jardineiro da vida. No jardim do Senhor não existem plantas perfeitas e vigorosas por si mesmas, mas pequenas flores imperfeitas que se esforçam para produzir o mais agradável perfume possível para o seu sensível Jardineiro.

Paulo sintetizou bem este dilema de todo cristão com as seguintes palavras: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto” (Romanos 7.15). O que ele quis dizer com isso?

Analisando o contexto, você poderá perceber que o apóstolo se referia a uma crise sem precedentes que se instalara em sua vida no momento da conversão: a eterna luta entre a sua consciência espiritual e os seus desejos humanos pecaminosos. Veja ainda o que ele afirmou: “Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros” (versículos 22 e 23).

Parece incrível que um servo de Deus da envergadura do apóstolo Paulo tivesse tido a coragem de demonstrar publicamente as suas fraquezas de uma forma tão sincera e contundente. Apesar de não saber com detalhes sobre a extensão do espinho na carne do apóstolo, eu fico perplexo pelo modo como ele reconheceu sua dependência do supremo Jardineiro – “E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo” (1 Coríntios 12.7-9).

Entenda que viver a vida cristã é muito mais que meramente se tornar evangélica, unindo-se a uma igreja. É entregar diariamente a sua vida a Cristo; é permitir que Ele ajude você a enfrentar a barra pesada do dia-a-dia, os problemas, as alegrias, as tristezas e os sofrimentos. Ser uma mulher cristã é confiar em Jesus como Salvador; é querer viver como Ele viveu; é obedecê-lo e seguir o Seu exemplo e os Seus ensinos escritos nas Santas Escrituras.

Em Atos 11.26 você pode perceber que “em Antioquia foram os discípulos pela primeira vez chamados cristãos”. Assim foram chamados porque o tema principal da sua conversa era o Senhor e eles só viviam em função de Cristo.

As Escrituras indicam que a Palavra de Deus transmite o poder necessário para que a vida cristã seja uma realidade e que esteja sempre fortalecida para enfrentar as lutas diárias. Assim como a alimentação sustenta o físico, a Palavra do Senhor sustenta a vida espiritual (leia Jeremias 15.16 e Mateus 4.4).

Como flores do Jardim do Senhor, a nossa parte no desenvolvimento da vida cristã é ler, estudar, digerir e assimilar a nutrição espiritual da Palavra de Deus; vivendo sob a direção do Espírito Santo, que nos aponta o único exemplo perfeito: Jesus Cristo.

Cristo disse: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Todos os que aprenderam a viver a vida cristã, com certeza colocaram o Senhor em primeiro lugar. Jesus espera ter o primeiro lugar em nossa escala de valores – “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim” (Mateus 10.37).

Minha irmã, o Senhor espera uma dedicação total ao cumprimento da Sua vontade. Isso traz uma alegria profunda, uma satisfação que não se pode descrever, uma paz que está acima de todas as turbulências que ameaçam a sua serenidade.

E isso não representa apenas um benefício pessoal, mas vai ajudar você a revelar o amor de Cristo a outras pessoas e anunciar o poder Salvador ao mundo todo. E mais, por onde você for um maravilhoso perfume de influência acompanhará os seus passos. O apóstolo Paulo descreveu essa benção, chamando-a de cheiro de vida para vida (2 Coríntios 2.16).

O meu desejo é que Jesus viva em você, tornando sua vida um suave perfume. Então, abra o seu coração e deixe Jesus viver plenamente em você!

“Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Apocalipse 3.20).

Paz e bênção!

---------------------

Integrante do Comitê Estadual (RJ) de Referência e Apoio ao Ano da Bíblia no Brasil, Deivinson Gomes Bignon é mestre em Ciências da Religião com especialização em Bíblia e é formado em Letras (Português e Literaturas); exercendo as seguintes atividades: pastor auxiliar da Igreja Evangélica Congregacional de Vila Paraíso, professor, conferencista, escritor e cartunista. Autor dos livros “Voltando para a Bíblia” (2002) e “Recados do céu: a ética profética de Deus para as grandes questões da nossa época” (2007).

---------------------

Acesse estes vídeos do ministério do autor:

http://www.youtube.com/watch?v=193LCCP0M5U

http://www.youtube.com/watch?v=Afc-VL_mbyg

Acesse o blog do autor:

http://recadosdoceu.blogspot.com/

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11970572418124112047

MSN: prdeivinson@hotmail.com

Receba diversos livros grátis!!

Peça pelo e-mail: pastordeivinson@yahoo.com.br