Projeto Encontro com a Natureza

1. APRESENTAÇÃO:

Sabendo que o NATURATINS (Instituto Natureza do Tocantins) como órgão ambiental necessita informar e orientar os diversos segmentos da sociedade sobre questões relacionadas a preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável de nosso Estado, elaboramos o “Projeto Encontro com a Natureza” para ser desenvolvido ao longo do ano de 2001 na Sede do Programa Estadual Pioneiros Mirins em Araguaína, região do Bico-do-papagaio.

Para dar sustentação a esse Projeto realizamos um levantamento preliminar dos principais assuntos na temática ambiental que tivessem maior relevância de acordo com as carências próprias da região norte de nosso Estado.

O Programa Pioneiros Mirins possui cerca de 1400 alunos que estudam nos dois turnos (manhã e tarde), e é coordenado pela prof. Rita Leite.

2. OBJETIVOS:

Diante da grande demanda de atividades de Educação Ambiental em Araguaína e região do Bico-do-papagaio objetivamos formar multiplicadores ambientais, tendo como foco os alunos do Programa Estadual Pioneiros Mirins no município de Araguaína, região norte do Estado do Tocantins.

3. PROGRAMAÇÃO:

Esse Projeto será trabalhado com aulas semanais, no período de abril a novembro de 2001, quando serão apresentados diversos conteúdos teóricos, mas priorizando sempre as atividades práticas, pois acreditamos que com o desenvolvimento de atividades práticas alcançaremos um maior envolvimento dos alunos.

Para as aulas serão usados equipamentos como retroprojetor, televisão, aparelho de vídeo cassete. Além disso, usaremos um ônibus da Sede do Pioneiros Mirins para levar os alunos para as aulas de campo. O combustível do ônibus será fornecido através de uma parceria com o NATURATINS.

A seguir estão algumas o planejamento das aulas. As aulas práticas e teóricas vão se alternando, para que numa semana o conteúdo seja trabalhado em sala de aula e na outra semana seja observado numa situação concreta, através de uma aula de campo.

1ª Aula – Aula Teórica: Apresentação dos Órgãos Ambientais: IBAMA, NATURATINS e CIPAMA.

O que é EDUCAÇÃO AMBIENTAL ???

Noções de higiene pessoal

Atitudes sociais de respeito ao próximo e a natureza

2ª Aula – Aula Prática: Visita ao Escritório do NATURATINS e CIPAMA

Apresentação da equipe do NATURATINS

Apresentação da equipe da CIPAMA

Uma apresentação sobre o dia-a-dia do Escritório.

Obs: Usaremos o Ônibus para levar os alunos.

3ª Aula – Aula Teórica: RECURSOS HÍDRICOS (USO DA ÁGUA). FITA DE VÍDEO - USO ADEQUADO DA ÁGUA.

BRINCADEIRA: JOGO DA ÁGUA

4ª Aula – Aula Teórica: Apresentação do Corpo de Bombeiros no Batalhão da Polícia Militar

Aula sobre acidentes domésticos e acidentes no trânsito

Noções de Primeiros socorros

Cuidados no Trabalho

Obs: Não será preciso usar o Ônibus, pois o Batalhão da Polícia Militar fica ao lado da Sede dos Pioneiros Mirins.

5ª Aula – Aula Prática: Apresentação da Brigada Civil de Combate à Incêndios Florestais com a participação do Sr. Antenor Gomes.

IMPORTÂNCIA DA BRIGADA.

FORMAS DE QUEIMADAS.

CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS DAS QUEIMADAS.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL.

Obs: Não será preciso usar o Ônibus, pois a atividade prática vai acontecer na própria Sede dos Pioneiros Mirins.

6ª Aula – Aula Teórica: Desmatamento e Legislação Ambiental – Fita de Vídeo sobre desmatamento da Amazônia

UTILIZAÇÃO DAS MATAS E FLORESTAS

CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS DO DESMATAMENTO

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

7ª Aula – Aula Prática: Desmatamento e Legislação Ambiental com participação da CIPAMA.

UTILIZAÇÃO DAS MATAS E FLORESTAS

CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS DO DESMATAMENTO

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Obs: Usaremos o Ônibus para levar os alunos até uma área desmatada.

8ª Aula – Aula Teórica: TRÁFICO DE ANIMAIS – FITA DE VÍDEO

ESPÉCIES AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

9ª Aula – Aula Prática: TRÁFICO DE ANIMAIS.

Atividade Prática: levar gaiolas de pássaros (ou outros animais) apreendidos para a sala de aula para que os alunos vejam o problema na prática e depois disso fazer a soltura dos animais na natureza. Essa atividade será acompanhado por outros fiscais do NATURATINS e os animais serão soltos em locais protegidos, e ao final os fiscais vão preencher os documentos (Termos de Soltura dos Animais).

Obs: Usaremos o Ônibus para levar os alunos até o local onde os animais serão soltos.

10ª Aula – Aula Teórica: COLETA SELETIVA E RECICLAGEM - 1ª ETAPA - FITA DE VÍDEO

IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS DO LIXO

COMO PODEMOS AJUDAR ???

11ª Aula – Aula Prática: COLETA SELETIVA E RECICLAGEM - 2ª ETAPA

BRINCADEIRA: JOGO DA COLETA SELETIVA

Essa atividade vai acontecer na Sede dos Pioneiros Mirins.

12ª Aula – Aula Prática: COLETA SELETIVA E RECICLAGEM - 3º ETAPA

AULA PRÁTICA: APRENDENDO A RECICLAR JORNAL

Essa atividade vai acontecer na Sede dos Pioneiros Mirins.

13ª Aula – Aula Teórica: PROJETO QUELÔNIOS DO TOCANTINS – 1º ETAPA – FITA DE VÍDEO

BIOLOGIA DOS QUELÔNIOS

PROTEÇÃO E MANEJO DOS QUELÔNIOS.

14ª Aula – Aula Prática: PROJETO QUELÔNIOS DO TOCANTINS – 2º ETAPA

Apresentação dos animais da Escola de Medicina Veterinária (tartaruga-da-amazônia, tracajá, jabuti, aperema, muçuã e cágado-de-barbicha).

Obs: Usaremos o Ônibus para levar os alunos na Escola de Medicina Veterinária para ouvir uma palestra com a prof. Adriana Malvasio.

15ª Aula – Aula Prática: Visita a Fabrica de Palmitos no DAIARA

LICENCIAMENTO AMBIENTAL

USO RESPONSÁVEL DA NATUREZA

Obs: Usaremos o Ônibus para levar os alunos até a Fábrica que fica no DAIARA.

16ª Aula – Aula Prática: Visita ao Aterro Sanitário

IMPORTÂNCIA DO ATERRO SANITÁRIO

COMO PODEMOS AJUDAR ???

Obs: Usaremos o Ônibus para levar os alunos até o Aterro Sanitário de Araguaína.

17ª Aula – Aula Prática: Visita até uma Extração de Areia, com a participação do Geólogo Neto do NATURATINS

OS RECURSOS MINERAIS (Areia, barro, cascalho, pedras etc.)

SUA IMPORTÂNCIA E UTILIZAÇÃO

Obs: Usaremos o Ônibus para levar os alunos até o local onde está sendo feito a extração de areia.

18ª Aula – Aula Prática: Visita ao Balneário Jacuba

NATUREZA DE NOSSA CIDADE

PORQUE PRECISAMOS PROTEGER ???

Obs: Usaremos o Ônibus para levar os alunos até o Balneário Jacuba.

19ª Aula – Aula Prática: Aprendendo a “FAZER PEGADAS DE ANIMAIS SILVESTRES E DOMÉSTICOS” com gesso e água

Apresentação das pegadas de diversos animais (capivara, onça, raposa, etc.)

Atividade prática com balde, gesso e água na quadra de areia

Obs: não usaremos o Ônibus, pois a aula prática será feita na quadra de areia da Sede dos Pioneiros Mirins.

20ª Aula – Aula Teórica: CRIAÇÃO DE ABELHAS com a participação do prof. Zootecnista Agreste

APICULTURA, O QUE É ???

IMPORTANCIA DO MEL PARA A SAÚDE

21ª Aula – Aula Prática: COBRAS E SERPENTES

Apresentação de uma cobra para os alunos

PRIMEIROS SOCORROS

Essa atividade vai acontecer na Sede dos Pioneiros Mirins.

Obs: escolher uma cobra que não seja venenosa, como por exemplo uma sucuri, ou uma jibóia ou então uma cobra cipó.

22ª Aula – Aula Teórica: ENCERRAMENTO

DINÂMICA DE GRUPO (ANIMAIS NAS CAIXAS E O ESPELHO)

AVALIAÇÃO DO TRABALHO.

ENTREGA DE CERTIFICADOS.

4. BIBLIOGRAFIA:

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - 1989. Projeto Quelônios da Amazônia - 10 anos. IBAMA. Brasília, 119p.

MMA - Ministério do Meio Ambiente. Subsídios à elaboração da Agenda 21 brasileira. Edições IBAMA. Brasília, DF, 2000.

RODRIGUES, AMANDA CAVALCANTE et al. 1999. Educação Ambiental: aprendendo com a natureza. Palmas: Poligráfica. 80p.

TOCANTINS – Governo do Estado do Tocantins. 1991. Lei Estadual n.º 261, de 20 de fevereiro de 1991. Dispõe sobre a política ambiental do Estado do Tocantins e dá outras providencias. Publicada no Diário Oficial – TO n.º 060.

TOCANTINS – Governo do Estado do Tocantins. 1994. Decreto Estadual n.º 10.459, de 08 de junho de 1994. Regulamenta a Lei Estadual n.º 261/1991. Publicada no Diário Oficial – TO n.º 350.

5. AGRADECIMENTOS:

Agradeço especialmente a todos que estarão envolvidos nesse trabalho, principalmente aos meus colegas de trabalho e amigos: Manoel Rodrigues Cunha Júnior, Eumar, Wanda, Neto, Evandro Dias e Ivan Martins (NATURATINS); Soldado Miron e Soldado Xavier (CIPAMA); Sargento G. Rocha, Soldado Neto e Soldado Figueiredo (CORPO DE BOMBEIROS) e Antenor Gomes (BRIGADA CIVIL DE COMBATE ÀS QUEIMADAS DE ARAGUAÍNA).

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Araguaína – TO, Abril de 2001.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 10/06/2008
Reeditado em 03/11/2015
Código do texto: T1028172
Classificação de conteúdo: seguro