AMAZÔNIA...A UM PASSO DO COLAPSO!
OPINIÃO:
ALIÁS...UM PROBLEMA LONGE DE SE RESOLVER COM ÁGUA BENTA...
Eu não sei não, mas a cada notícia que explode na mídia, a cada opinião desapropriada expressada por quem responde pelo comando do país, sinto que estamos numa corda cada vez mais bamba.
Não gostaria de me sentir assim.
Várias vezes já me coloquei por aqui, a respeito de diversos assuntos do domínio político divulgados pela imprensa, que dizem questão a qualquer cidadão que efetivamente contribui com a nação.
Julgo mais que um direito. Considero um dever! Ao menos por enquanto...
E hoje, quando a devastação da Amazônia ganha o interêsse e as páginas das notícias internacionais, vejo que nossos argumentos de defesa da nossa soberania são muito fracos...quase hilariantes.
É muito triste sentir nossa fragilidade tão estampada.
O mundo está globalizado.É o que dizem. A tudo se enxerga...inclusive por sob os tapetes.
E é fato também que questões de importância como o desenvolvimento sustentável do planeta também é interesse global, e se não é , deveria ser.Está mais do que na hora.
É certo também que quem mais polui, também se sente no direito de reclamar pelos pulmões do mundo! E isso é no mínimo intrigante...
Mas o fato é que estão de olho na nossa floresta! Disso ninguém mais tem dúvida! E também não é de causar espanto.Era mais do que previsível a quem tem um mínimo de entendimento do que ocorre no entorno político...do mundo, frente a tanta negligência por parte dos poderes...
E o que mais preocupa é que a história da preservação da floresta, realmente tem deixado muito a desejar. Não é de hoje que as reportagens mostram flagrantes de desmatamento ao longo de muitos anos.O que fizemos? Sinceramente não sei.
Não é de hoje que divulgam inclusive a intensa pirataria da nossa biodiversidade. Vide os problemas que tivemos com o AÇAÍ, e com O CUPUAÇÚ, se não me falha a memória.
Então hoje, estupefata, ouvi o dito metafórico que "a floresta é que nem vidro de água benta, que todos metem o dedo"...
Achei a figura de extremo mal gosto. Inclusive para quem é católico.
Acho que não hora de piadas.A ocorrência é séria demais.
Acho que a hora é para atitudes coerentes, que estejam a altura da importância da floresta...e à altura de quem tem o poder nas mãos!
Como muito bem disse a ex-ministra Marina Silva em discurso aberto, "A CAUSA É MAIOR QUE O CARGO".
Aliás, o BRASIL (que somos todos nós) também é maior que qualquer gestão, vale lembrar.
E nem todos estão surdos às declarações infelizes...
Mas além do colapso ecológico, o que me preocupa é o colapso político. Entre palmas e boas gargalhadas a seriedade do problema se agiganta...
Frente a uma ameça como essa, nós enquanto País, deveríamos ter, por parte dos líderes, argumentos de defesa da floresta mais TÉCNICOS, mais COERENTES, mais SÉRIOS, mais LÚCIDOS.
Aqui já citei várias vezes a passagem do sermão da montanha das tais "pérolas aos porcos".
Bem, A fLORESTA AMAZÕNICA é mais que uma pérola. É um verdadeiro tesouro...
Agora, quantos "tesouros" passam pela vida da gente, que se vão por entre os nossos dedos, pela cegueira da nossa santa ignorância?
Quais atitudes gestoras competentes estamos mostrando ao mundo para EFETIVAMENTE comprovar a nossa consciência ecológica, a de que realmente temos um tesouro em nosso solo, que precisa ser preservado?
Quais atitudes ultimamente e historicamente denunciam nossa devida capacidade para gerí-lo?
Seria por exemplo o índice de devastação da nossa MATA ATLÃNTICA?
O assunto é sério.
A posição política "simplória" mais ainda!É lamentável!
Espero sinceramente que os gestores, esses sim , comecem a trabalhar e a rezar!
Saiam um pouquinho das CPIS que pararam o país desde sempre e comecem a gerir os problemas, antes que seja tarde demais.
A questão ecológica é apenas um deles, é bom que se diga.
Porque a hora chegará que nem a "água benta", por mais dedos que a tocarem, operará o milagre de colocar em pé, um gigante trôpego, perdido...e totalmente manipulável!