FADAH! RARO EXEMPLO DE HOMEM PÚBLICO!

Ainda jovem e militante clandestino do Partidão, conheci o prefeito Fadah Gatass. Eu participava da elaboração de uma Pauta de reivindicações dos operários da Marinha de Ladário, onde era eletricista e fiquei indignado com as injustiças praticadas contra os operários civis, eu havia sido gravemente punido em minha carreira de Fuzileiro e após deixar a carreira militar voltei a Marinha como Civil Concursado.

O Ministro da Marinha do Brasil, então o Almirante Alfredo Karam, faria uma visita ao Sexto Distrito Naval e nós pretendíamos abordar o Ministro em “pleno” Regime Militar para fazer as reividincações, fui avisado de que se tentasse fazer isso seria detido, processado e preso como inimigo da Pátria imagina, enquadrado na famigerada L.S.N. “... quanta idiotice?...” O que queríamos era a organização de uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o pagamento do adicional de periculosidade 30% devido ao risco de vida, aos paióis de munição, os depósitos de óleo diesel e gasolina da Base Naval e a pequena Central Termelétrica da Área e algumas solicitações mais específicas.

Mesmo assim me dirigi ao Comando da Marinha de Ladário, vi o Almirante Karam de longe e percebi que seria impossível entregar as reivindicações naquele local, um amigo sargento que simpatizava com a nossa luta, avisou-me que o Almirante receberia uma homenagem da comunidade Árabe Palestina e do Prefeito Dr. Fadah no Corumbaense Futebol Clube, foi ai que tive a idéia de procurar o Dr. Fadah Gatass fui recebido em sua casa e como era seu hábito disse:...”O que você deseja meu filho?”, contei toda a história, disse que era um simples documento com reivindicações legais dos operários civis da Marinha de Ladario, - ele disse: “... Pode ficar tranqüilo que vou entregar ao Almirante Karam e pedir que leia e se possível atenda vocês, esta bom assim?...” Como aprendemos a desconfiar dos políticos, durante a solenidade procurei o Dr. Fadah Gatass que ao me ver disse: ““... Filho se você não for participar da solenidade e desejar ir para a sua casa, pode ir tranqüilo, Eu não lhe dei minha palavra?... – Olhei nos olhos dele, vi seriedade e fui para casa.

Meses depois eu recebia a Carta do Almirante Alfredo Karam, que não só recebeu a carta das mãos do Dr. Fadah, como havia lido e tomado providencias, pois logo depois todos os civis da Marinha de Ladario recebiam o adicional de periculosidade, inclusive os atrasados!

Infelizmente, fui o único a não receber o adicional e atrasado em represália, e como ao Ministro iria sair do cargo, acabei passando no concurso para a Rede Ferroviária. Mas tive a oportunidade de ser recebi pelo Dr. Fadah Gatass e agradecer o ajuda nessa luta dos civis, o que demonstrava que o médico e prefeito do PMDB era um homem digno e não tinha preconceitos ideológicos, além de ser um homem de palavra de fato!

Corumbá perdeu um dos prefeitos mais dignos e sérios de sua história e o Pantanal do céu ganhou o Poeta Fadah Gatass que deixou em uma placa de bronze registrado o seu belo poema ao pantanal no Edifício Vanderlei Bais. Que Deus ilumine sua alma benfazeja e os nossos pesares a todos os seus entes queridos e pessoas que o amavam pelo digno ser humano que foi.

Manoel Vitório

Colaborador do Jornal Folha de Campo Grande

Manoel Vitorio
Enviado por Manoel Vitorio em 04/06/2008
Código do texto: T1019200