VAPOR BENJAMIM GUIMARÃES – A ÚNICA EMBARCAÇÃO MOVIDA A LENHA NO MUNDO

O “Benjamim”, popularmente conhecido nas barrancas do rio São Francisco, foi construído em 1913, nos Estados Unidos, por James Rees Sons & Co., tendo singrado as águas do Mississipi, no estado americano de Massachusetts, e logo depois vendido à empresa Amazon River Plate Co., quando passou a ser utilizado nos rios da bacia amazônica, sendo então adquirido, na década de 20, pela firma Júlio Mourão Guimarães, que o montou em Pirapora, batizando-o com o nome de “Benjamim Guimarães”, uma justa homenagem ao patriarca da família.

Na década de 40, foi vendido à Navegação e Comércio do São Francisco, tendo como proprietário o ilustre Coronel Quintino Vargas, empresa esta que se incorporou em idos de 1942 à Companhia Indústria e Viação de Pirapora.

Em 1955, tendo ocorrido a “encampação”, pela União, de todas as empresas de navegação, o “Benjamim Guimarães” passou como as demais embarcações para o Serviço de Navegação (CVSF) e, deste, para a FRANAVE. Foi tombado pelo patrimônio histórico através do IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico, no ano de 1985. Precisamente no dia 27 de janeiro de 1997, passou definitivamente a patrimônio do município de Pirapora, através de um termo de transferência entre a FRANAVE e a Prefeitura Municipal, na pessoa do então Prefeito Leônidas Gregório de Almeida, que não mediu esforços para que de fato isso acontecesse, uma vez que a embarcação agonizava no porto de Pirapora.

Nos anos de 2003 a 2004, passou por uma restauração total, graças a um convênio estabelecido entre o Município e a União, tendo à frente o Prefeito Leônidas, preservando suas características originais como o único barco movido a vapor do mundo, tendo a sua reinauguração no dia 16 de maio de 2004, com a presença de inúmeras autoridades do Governo Federal, do Estado de Minas Gerais e do Município de Pirapora, com destaque para a Capitania dos Portos.

Está sob a coordenação da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, e representa um dos atrativos proeminentes do fluxo turístico de Pirapora e região, e faz passeios de curta e média duração, atraindo turistas do Brasil e do mundo.

Sem dúvida alguma, o vapor "Benjamim Guimarães", o último remanescente da embarcação fluvial e movido a lenha no mundo, representa a pujança do que foi a navegação pelo Rio São Francisco, de Pirapora-MG até Juazeiro-Ba. Um potencial agregador econômico e cultural que merece de todos nós, uma atenção peculiar quanto ao seu valor histórico, dado à sua importância para os ribeirinhos, turistas e visitantes e a sua hegemonia como cartão postal de Pirapora e região.

Referência: ÁLVARES DA SILVA, Brenno; DINIZ, Domingos; BANDEIRA DA MOTA, Ivan P. “Pirapora Um Porto na História de Minas. Editora Interativa – Belo Horizonte – MG, 2000.