O Futuro da Música
Myspace, Youtube, Purevolume, Trama Virtual, com certeza um destes sites você conhece. São exatamente eles que estão revolucionando o jeito de divulgar música no mundo; com a possibilidade de criar um espaço para a banda postar data de shows, músicas, blogs, fotos e vídeos, alguns deles acabaram impulsionando bandas para o sucesso.
No site mais famoso de todos, o Myspace, a banda pode decidir se disponibiliza ou não a música para download, ou se quer deixar somente para os usuários ouvirem. O Purevolume funciona de forma parecida, contando com uma ferramenta a qual você escolhe o estilo de música e faz uma busca, direcionando você a páginas de bandas do mundo todo naquele determinado estilo de música escolhido. O site nacional Trama Virtual também não fica para trás, disponibiliza espaço para as bandas divulgarem sua música e ainda conta com um serviço onde os downloads são pagos, incentivando as bandas a continuarem tentando o mundo da música.
No caso do Youtube, site que disponibiliza somente vídeos, o artista pode gravar com sua câmera digital uma sessão acústica em sua própria casa e disponibiliza-lo para o mundo assistir. O site conta com a opção de cadastro, caso o usuário seja cadastrado, ele ainda pode comentar se gostou ou não, e guardar nos Favoritos, para uma visualização posterior.
Outro exemplo recorrente de artistas que utilizam das tecnologias atuais para divulgarem os seus trabalhos é a banda Ok Go, que ficou famosa após um videoclipe ser postado no Youtube. Bandas nacionais como For Fun, NxZero e Strike lotavam shows apenas com divulgações pela internet, fotologs e no site de relacionamento Orkut.
Mas não são só bandas que se beneficiam destes sites, artistas em carreira solo também marcam presença. Um exemplo é um garoto da Alemanha conhecido como “Odi”. Ele gravou os dois álbuns completos da banda Angels And Airwaves de forma acústica e estourou no Myspace. A procura foi tanta que já é possível encontrar vídeos no Youtube.
Mesmo que alguns artistas não concordem, a internet está caminhando para ser o futuro da divulgação da música. A banda Radiohead recentemente lançou na internet seu mais recente cd na íntegra e permitiu que os fãs decidissem quanto iriam pagar pelo CD, caso não quisessem pagar nada, tudo bem, era só baixar a música no site da banda.
A realidade é que as gravadoras estão preocupadas com um futuro próximo, e realmente devem estar. Se o CD vai morrer, isso só o tempo dirá, mas os artistas já estão se rendendo à internet, tanto pela música, como o Bullet For My Valentine que disponibilizou o novo CD na internet recentemente, como a cantora pop Madonna, que após criticar duramente a internet, colocou o filme cujo qual dirigiu de graça na internet. Ironia do destino?