ARTIGO A SOCIEDADE E OS PROBLEMAS DE RELACIONAMENTO E DIVISÃO DE ESPAÇOS

Me chama a atenção sobremaneira os problemas gerados pela necessidade repartirmos o mesmo espaço.

O número crescente de entreveros, discussões, ocorrências e muitas vezes brigas e até mortes devidos a besteiras corriqueiras e cotidianas.

Filas que não são respeitadas, discussões no trânsito, problemas no prédio ou condomínio ou entre vizinhos; ou muitas vezes apenas a convivência em espaços públicos. A falta de respeito, o egocentrismo, o egoísmo, a falta de educação, os maus hábitos e a falta de gentileza tem sido a tônica dos relacionamentos interpessoais, nas grandes cidades e metrópoles, nos últimos tempos.

Muitas vezes somos moral e eticamente impedidos de fazer valer nossos direitos para não causar briga, para não gerar discussões ou não incitar a violência. Por mais que se tenha tato, como abordar um “infrator” e ter certeza que ele não revidará nosso “aproach” com violência verbal ou física ?

Tenho certeza que a única maneira de resolvermos, ou pelo menos avançarmos imensamente neste sentido, é a partir da educação.

Através da educação maciça ( em casa, na escola, nas TVs, nas rádios, na Internet ) valorizando e incentivando essa melhoria e punindo os infratores é que poderemos chegar mais perto de uma sociedade respeitadora, harmoniosa e principalmente pacífica !

Sigmar Montemor
Enviado por Sigmar Montemor em 19/01/2006
Código do texto: T100855