Empresa de Eren Ozmen desbanca Boeing e assume projeto dos 'Aviões do Fim do Mundo'

A Sierra Nevada Corp. (SNC), liderada por Eren Ozmen, surpreendeu o setor aeroespacial ao conquistar o contrato de US$ 13 bilhões (R$ 70,2 bilhões) para a construção dos próximos aviões de defesa nuclear dos Estados Unidos, conhecidos como "Doomsday planes" — os "aviões do fim do mundo". Este projeto, um dos mais desafiadores e ultrassecretos do setor, solidifica a ascensão da SNC no competitivo mercado aeroespacial, desbancando a gigante Boeing.

Com o contrato avaliado em US$ 13,1 bilhões (R$ 71 bilhões) para os próximos 12 anos, a SNC assume uma posição de destaque em um setor dominado por gigantes como Lockheed Martin e Northrop Grumman. Em 2023, a empresa registrou receita de US$ 2 bilhões (R$ 10,8 bilhões), mas com este novo contrato, está prestes a alcançar um novo patamar.

A Boeing, que há décadas detém a manutenção dos atuais "Doomsday planes", era considerada a favorita para renovar o projeto, principalmente por ter projetado os quatro aviões E-4B nos anos 1970. Com faturamento de US$ 77,8 bilhões (R$ 424 bilhões), sua vitória parecia garantida. Contudo, a SNC, com sua abordagem inovadora, conquistou o contrato, desbancando o favoritismo da Boeing. "Você olharia para essa disputa e diria: ‘Bom, isso vai para a Boeing’", comentou Todd Harrison, analista do American Enterprise Institute.

Esses aviões são fundamentais para a defesa dos EUA em cenários de guerra nuclear ou catástrofes globais, servindo como postos de comando aéreos para os principais líderes do país. O projeto é tecnicamente desafiador e exigirá que a SNC entregue as aeronaves dentro do prazo e orçamento estipulados, algo que será crucial para o legado de Eren Ozmen e seu marido, Fatih.

Desafios e Estratégias

A conquista desse contrato não veio sem riscos. A SNC concordou em realizar parte do projeto com um preço fixo, o que significa que a empresa arcará com eventuais custos excedentes. Essa decisão se mostrou arriscada para a Boeing em contratos semelhantes, como o do Air Force One, que gerou um rombo de US$ 2 bilhões. No entanto, a SNC limitou essa abordagem apenas à fase de produção, evitando sobrecargas na fase de design, que é mais incerta.

"Assumir riscos inteligentes é fundamental", afirmou Eren Ozmen. "É parte do que nos torna líderes, e não apenas seguidores." A SNC investiu US$ 175 milhões para modernizar sua infraestrutura digital, focando em IA e modelagem digital, parte essencial para atender às exigências desse contrato.

Inovação e Disruptividade

A vitória da SNC sobre a Boeing não se deu apenas pela inovação tecnológica, mas também por sua disposição em adotar termos mais flexíveis e inovadores, que a gigante Boeing relutou em aceitar. A Boeing, além de enfrentar desafios em outros contratos, apresentou uma oferta que ignorava os rigorosos termos da Força Aérea, o que facilitou a escolha da SNC.

Ozmen credita a vitória à disposição da SNC de inovar: “Estamos nos tornando conhecidos como inovadores disruptivos. Acredito que isso nos garantiu o contrato.”

Embora a Boeing ainda possua os dados de design do avião original, a SNC está confiante de que sua tecnologia de escaneamento digital criará um "gêmeo digital" do avião, minimizando a necessidade de consultas com a Boeing.

Caminho até o Sucesso

Este é o maior contrato da história da SNC, e a empresa contará com o apoio de grandes parceiros como Lockheed Martin e General Electric. "A Força Aérea entende que este é o primeiro contrato deste porte para a SNC e está comprometida em nos ajudar a ter sucesso", afirmou Ozmen.

A SNC também está de olho em outros contratos de grande escala, incluindo a versão naval dos "Doomsday planes", em disputa com a Northrop Grumman, e contratos de aviões espiões para o Exército dos EUA. O objetivo da SNC é alcançar US$ 4 bilhões em receita até 2025 e triplicar de tamanho até 2030.

A Jornada de Eren e Fatih Ozmen

Eren Ozmen e seu marido, Fatih, nascidos na Turquia, se conheceram em Ancara e estudaram juntos na Universidade de Nevada. No início de suas carreiras, Eren trabalhava limpando escritórios da SNC para pagar sua matrícula. Em 1994, o casal decidiu comprar a empresa por menos de US$ 5 milhões. Hoje, a SNC é a maior empreiteira de defesa de propriedade feminina dos EUA, com mais de 300 funcionários.

Além de sua atuação na defesa, a SNC é reconhecida por sua afiliada espacial, a Sierra Space, que desenvolve o avião espacial Dream Chaser e colabora com a Blue Origin em uma nova estação espacial para substituir a atual da NASA. Em 2023, a Sierra Space arrecadou US$ 1,7 bilhão em investimentos e foi avaliada em US$ 5,3 bilhões.

O Futuro da SNC

Se tudo correr como esperado, a SNC terá não só consolidado sua posição no setor aeroespacial como também pavimentado o caminho para novos contratos. "Uma vez que você prova que pode executar um programa desse tamanho, você vai conseguir mais 10", afirmou Ozmen. A empresa já atingiu marcos importantes no projeto, como a construção de novos hangares.

Para Eren e Fatih Ozmen, o contrato dos "Aviões do Fim do Mundo" representa mais que uma conquista financeira: é uma aposta no futuro da SNC e no legado que construirão no setor aeroespacial.