Como ocorre a invasão cultural ianque sofrida pelo Brasil?
Como ocorre a invasão cultural ianque sofrida pelo Brasil?
Um dos exemplos mais visíveis da invasão cultural é o uso da língua estrangeira, principalmente a inglesa, na comunicação oral e escrita dos brasileiros que vivem nas grandes cidades.
Pense em quantas palavras inglesas usamos em nosso cotidiano: "mouse", "delivery", "stress", "self-service", "teen", "fast-food", "shopping center" e tantas outras. São anúncios, propagandas, revistas, programas de televisão em que percebemos nitidamente a língua inglesa sendo usada para comunicar uma informação.
Alguns acham, equivocadamente, que o uso do (idioma) inglês é superior e mais evoluído. Por exemplo, uma "pizzaria" que entrega "pizzas" em domicílio acaba sendo mais valorizada se usar a expressão "delivery". Esse estrangeirismo em nossa comunicação é criticado por muitos estudiosos e aceito por alguns, mas de qualquer forma é fruto da invasão cultural e da tecnologia.
Outros exemplos da invasão cultural também são visíveis na música veiculada pelas rádios FMs. A imensa maioria das rádios, a serviço das grandes gravadoras multinacionais, veicula canções de cantores(as) ou grupos estadunidenses, que acabam sendo mais conhecidos(as) que os(as) artistas brasileiros(as). E veja que a Música Popular Brasileira, a nossa famosa MPB, é considerada pelos estrangeiros como a melhor do mundo.
E o que dizer do cinema? Música, cinema, internet(e) são veículos para propagar o que chamamos de "American way of life", ou "modo de vida americano" [na verdade, estadunidense, porque o México e o Canadá também são norte-americanos, e todos nós, das 3 (três) Américas (do Sul, Central e do Norte), somos também americanos. Essa forma de chamar os estadunidenses de, principalmente, americanos, ou norte-americanos, é mais uma maneira de roubar a identidade cultural dos outros povos também americanos. Pense(m) nisso.].
Assim, o Imperialismo [a política de expansão e o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas] expande não apenas o poder econômico, mas, sobretudo, os valores.