Um Clamor por ação, a temperatura na terra aumenta!

O texto " Um clamor por ação, a temperatura na terra aumenta!" traça um retrato alarmante da situação atual do planeta Terra. A temperatura global ascende em ritmo acelerado, como um paciente em estado febril, sucumbindo sob o peso das ações humanas. A emissão desenfreada de gases do efeito estufa, a devastação das florestas e as práticas agrícolas insustentáveis tecem uma teia causal que aprisiona a Terra em um manto de calor.

O povo não está nem aí, carnaval acima de 45 graus, tudo bem, eu quero folia e ficar assado como galeto na brasa.

As mudanças climáticas, impulsionadas pelo aumento da temperatura, desencadeiam eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes e devastadores: secas, inundações, furacões e ondas de calor ameaçam a segurança alimentar, a infraestrutura e a própria vida humana. O derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar e a acidificação dos oceanos são sinais inequívocos de que o limite da tolerância do planeta foi ultrapassado.

É o povo, pobre povo quer mais é consumir

A culpa por essa crise climática é nossa. Todos nós, indivíduos, empresas e governos, compartilhamos a responsabilidade social para reverter esse quadro. É hora de despertar para a realidade e assumir nosso papel na busca por soluções.

Calma, uma hora eu vou pensar nisso, eu quero sair no bloco bola preta...

A mudança de paradigma é urgente, será que esse povo sente isto?

A migração para fontes de energia renovável, a reabilitação das florestas devastadas e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis são medidas essenciais para mitigar o problema. Ações individuais, como a redução do consumo de energia, a reciclagem e a mudança de hábitos alimentares e de consumo, também contribuem para a cura do planeta.

É preciso pensar urgentemente no futuro sustentável. A construção desse futuro sustentável exige um compromisso global, individual e coletivamente.

Acordos internacionais, como o Acordo de Paris, representam um passo na direção certa, mas precisam ser implementados com rigor e urgência. A ciência já traçou o caminho, o que falta é vontade política e engajamento social. Aliás falta tudo, vontade para deixar o planeta para futuras gerações.

A Terra agradece de coração e de sua atenção. Pois a Terra, em sua sabedoria ancestral, reconhece cada esforço para reverter a situação. As ações em prol da sustentabilidade, por menores que pareçam, geram um efeito cascata, inspirando outros a se unirem à causa. Assim como a onda de gente brincando e dividindo um 1 metro de espaço. O planeta, em sua gratidão silenciosa, nos presenteia com a oportunidade de restaurar o equilíbrio climático e construir um futuro mais verde e próspero, começa agora, para sentir o resultado daqui a 50 anos!

Meu caro poeta, leitor, existe um ditado popular, inventado por mim, o tempo urge, como urge o leão faminto. Pois, não há mais tempo para hesitar. A crise climática é um desafio real e urgente. Cada dia que passa sem ação concreta aumenta o risco de danos irreversíveis ao planeta. O futuro da Terra, e da nossa própria espécie, está em jogo.

Agora, devemos estar na escola de samba Unidos pela Terra, desfilando. É hora de unirmos forças em defesa do nosso lar. Em defesa para quem queremos deixar legados. O planeta Terra, em sua magnificência e fragilidade, nos acolhe e nos sustenta. É nosso dever protegê-lo, para que as próximas gerações possam herdar um mundo saudável e sustentável.

A hora da ação é agora! Ou todos vamos morrer como carvão!

O Planeta Agradece!

#JorgeGuima

Jorge Guima
Enviado por Jorge Guima em 08/02/2024
Código do texto: T7994443
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.