HD - AS GLÓRIAS DE UMA LENDA
HD - AS GLÓRIAS DE UMA LENDA
"Havia 61 participantes e a única Harley-
Davidson era a sua. No final da corrida
(...) Walter Davidson acumulou um total
de 1000 pontos, superando todas as
marcas anteriores." (trecho, rev. nº 1)
(ed. PLANETA DeAGOSTINI, 2008, BR)
A maioria do público desconhece que as enormes (e pesadonas) motos HARLEY-DAVIDSON começaram sua trajetória como motocicletas EM CORRIDAS, competições de velocidade. E vencendo quase tudo ! Pouca gente sabe que foi adaptado numa bicicleta um motorzinho de 1 cavalo, 1 CV... de barco, aperfeiçoado pelo depois famoso Ole Evinrude e que o "solitário" William Harley uniu-se a um dos 3 irmãos Davidson e passaram 2 ANOS montando o que viria ser uma das motos mais emblemáticas da História do Motociclismo, participando de combates na Primeira Guerra mundial, na França.
Quase todos ignoram que a HD abriu as portas às mulheres desde seus primeiros dias, não só nas propagandas e no uso diário mas, ainda, em competições. As motos Harley-Davidson seriam as mais usadas no cinema americano e em séries televisivas desde os anos 1940-50, devido à sua imponência, classe e beleza. As motos para competição tinham seu motor modificado e tais inovações eram aplicadas aos modelos convencionais. A HD inovou ao criar o sidecar, para as lutas contra os rebeldes de Pancho Villa, na fronteira com o México em 1916 e, logo depois, enviando mais de 7 MIL motos para a França, já na Primeira Guerra mundial. Nos EUA seriam pioneiros na adaptação da moto como "triciclo", com um "baú na dianteira, além de outros usos nesse formato, uma revolução no transporte. Portanto, vem da Harley-Davidson a adaptação como versátil triciclo, espécie de "meia caminhonete" para a entrega de roupas, de carne, pneus, todo tipo de objetos.
Voltemos às corridas, início da HISTÓRIA e das glórias da Harley-Davidson, construída pelos esforços conjuntos de William Harley e dos 3 ou 4 Irmãos Davidson, que eram mecânicos e projetistas, vendedores, Diretores da pequena empresa de 15m2 e Walter Davidson se fez piloto de provas -- espécie de Airton Senna das motos -- vencendo quase tudo e contribuindo para melhorá-la sensivelmente, frente às então famosas INDIAN, sua rival desde os primeiros dias.
Em 1914, William Harley, projetista e diretor, criou o Depto de Corridas da HD, atingindo 26 vitórias já na temporada inicial. Surge "o primeiro motor modificado, específico para competições, para enfrentar as rivais Excelsior, Merkel, Pope e Thor"... além da temida Indian, esta com 50 CV de potência. A partir dessa HD de 8 válvulas e 2 cilindros em "V", a Harley "escreveu a história da marca no terreno da competição (afirma a revista oficial), atingindo a velocidade recorde (para a época) de mais de 170 KM/h."
Entre 1908 e 1913 a pequena empresa viu sua Marca vencer diversas corridas pelas mãos de proprietários de cada veículo, decidindo por isso criar um Depto oficial dentro da fábrica... e passou a vencer quase tudo em todo tipo de circuito, tornando-se a moto "a ser batida". "Em 1921 (...) ganharam todas as corridas do campeonato nacional em oito classes diferentes e, em seis delas, com tempos que nunca se haviam registrado". Por um acaso do Destino, em 1925 um jovem espectador foi colocado sobre uma HD porque o piloto oficial machucara o pulso... o rapaz de 21, JOE PETRALI, venceu não apenas aquela corrida, como fez História e virou lenda.
"Em 1935 ganhou todas as provas do campeonato nacional (...) e subiu num só dia CINCO VEZES ao degrau mais alto do pódio"! CORRENDO MUITO... assim se fez a "História de uma Lenda", "do Passado para o Futuro" e a Harley-Davidson se consagrou a mais amada das motocicletas. Agora completa 120 ANOS de glórias, de História e de histórias, estas contadas na revista oficial "HOG TALES", criada para atender aos proprietários de motos HD no Mundo inteiro... HOG é anagrama de "Harley Owners Group" (Grupo de Proprietários de Harley), fundado em 1983, embora a empresa fosse pioneira em marketing ao criar em 1916 a revista "THE ENTUSIAST", órgão oficial da HD e que em 1920 já distribuía 20 mil exemplares em boa parte do Mundo, se tornando a revista MAIS ANTIGA sobre Motociclismo e ainda ativa, circulando. Assim se faz HISTÓRIA !
"NATO" AZEVEDO (em 4/junho de 2023, Brasil)
OBS: trechos reproduzidos das revistas de 1 a 5 da série "HD - THE PAST TO THE FUTURE", da editora PlanetaDeAgostini, publicadas em Portugal em 2008 e, adiante, no Brasil.
****************
Homenagem aos 11O ANOS da fundação da fábrica
da HARLEY-DAVIDSON, nos EUA, em 2013.
HARLEY'S PARTY
I
When anyone questions to me
about motos of my predilection,
I answer speedy and freely...
is only the Harley Davidson !
(chorus)
Harley, Harley, Harley...
Harley, Harley, Harley, oh-oh !
I I
For my family, sons and me
it's power, pleasure, action.
That's summarized here
on my Harley Davidson !
I I I
Nor train, bus, sportcars,
neither navy or avion...
my HARLEY takes me till Mars,
the HD is really FREEDOM!
(freedom, freedom, freedom)
(NATOAZEVEDO / Brazil)
**************
(a melodia está no YOUTUBE, acessar...)
https://youtu.be/qb1i8-xX6ac