Ilha do Rarrá

O Lago de Itaparica, que inundou duas cidades pernambucanas e uma baiana, Petrolândia, Itacuruba e Rodelas, respectivamente, fez com que o rio São Francisco, naquela região, em razão do grande volume d'água "virasse um mar", como previam as profecias de Antônio Conselheiro e Padre Cícero do Juazeiro.

Como seria natural, as partes mais altas, que não foram cobertas pelas águas, formaram-se ilhas dentro daquele grande lago. Entre elas, pela sua localização privilegiada, próxima à cidade de Petrolândia, a Ilha do Rarrá tornou-se o ponto turístico mais badalado da região. Além de uma boa estrutura, com restaurantes e barracas, conta com catamarãs que levam os turistas para aquele agradável recanto da natureza, podendo passar pela Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o único prédio que não ficou totalmente submerso.

Pelas ilhas formadas por lagos, a única que se pode comparar com a Ilha do Rarrá é a Ilha Canela, em Palmas , Tocantins, em razão da construção da Usina Hidrelética Luís Eduardo Magalhães, que teve o mesmo objetivo da Usina Luiz Gonzaga, de Itaparica

A força do progresso, visando aumentar o potencial da energia hidrelética, transformou a paisagem da natureza, a exemplo desses dois grandes rios brasileiros, o São Francisco e o Tocantins, pelo que temos hoje essas duas ilhas que se tornaram imperdíveis pontos turísticos.

Assim, puxando a brasa para a minha sardinha, sugiro a Ilha do Rarrá, do nosso sertão e do nosso Nordeste.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 24/04/2022
Reeditado em 24/04/2022
Código do texto: T7501771
Classificação de conteúdo: seguro