SGB detecta 13 pontos vulneráveis nos Cânions do Xingó

SGB detecta 13 pontos vulneráveis nos Cânions do Xingó

Instabilidade foi constatada após minuciosa análise do órgão nos três estados: Alagoas , Bahia e Sergipe

Por Vera Iolanda Guimarães

Geólogos do SGB ( Serviço Geológico do Brasil, com acompanhamento de técnicos da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Alagoas , Sergipe e Bahia, além de técnicos do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade ( ICMBio ) e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco ( Chesf ) detectaram pontos de vulnerabilidade nos Cânions do Xingó, em vistoria realizada pelo órgão entre os dias 14 e 24 de fevereiro deste ano.

A análise atende a uma solicitação da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de Sergipe e dezenove pontos entre os municípios de Canindé do São Francisco ( SE ), Delmiro Gouveia (AL) e Paulo Afonso ( BA ) foram periciados. Destes , treze apresentam algum tipo de risco para o que os geólogos denominam "movimentação gravitacional de massa" , portanto, deslizamentos, processos hídricos e erosão podem ocorrer nestes locais com classificação geológica do SGB de perigo alto, três como perigo moderado e três com perigo baixo.

O objetivo da análise é justamente evitar desastres como o que ocorreu em Capitólio, cidade mineira, em janeiro deste ano e dar suporte às tomadas de decisões dos gestores públicos no que se refere à prevenção.

www.muriciweb.com.br

Vera Guimaraes
Enviado por Vera Guimaraes em 19/04/2022
Código do texto: T7498219
Classificação de conteúdo: seguro