Passeio de domingo no Rio Tejo

Portugal é bonito em todas as estações, mas na primavera desabrocha em todo o seu esplendor. Domingo é dia de passear com a família na cidade de Lisboa, e não faltam recantos, jardins, esplanadas, restaurantes.

Final de março, início de primavera, fomos a Cacilhas .

Saímos de Lisboa, para um passeio pela margem sul do rio Tejo, pegamos um barco no Cais do Sodré, convivemos com pessoas de várias nacionalidades juntamente com portugueses que retornavam às suas casas.

Estes passeios de domingo com a família são motivadores e revigorantes, ainda mais a bordo de um dos cacilheiros do Tejo. E assim foi... a travessia de 10 minutos de Lisboa a Cacilhas , sob os raios dourados do sol que se refletiam nas águas prateadas do Rio Tejo.

Lisboa é inesgotável em beleza e através da janela do navio , observamos uma vista exuberante e poética, tendo ao fundo o Cristo Rei, a Ponte 25 de Abril, e a bela cidade de Lisboa circundada pelo Rio , cheio de energia

e que representa muito da história de Portugal. É emocionante, Portugal com sua história, suas tradições, sempre nos rejuvenesce, pois sempre estamos a conhecer algo novo, é infinita a sua beleza e história, é o passado e o presente conjugados poeticamente .

Chegamos ao Cais do Ginjal, em Cacilhas, com o objetivo de almoçar, caminhamos pelo Cais , observamos novamente o Rio Tejo, ele é magnético; entramos em um restaurante próximo : O Farol e escolhemos no cardápio o prato do dia, meu marido não dispensou a gostosa Feijoada à Transmontana, eu e a mãe comemos Lulas à Lagareiro , pratos tradicionais da culinária portuguesa. A culinária é farta, e o almoço é um ritual , come-se devagar e aprendi em Portugal a saborear os alimentos, um verdadeiro manjar, pois não é só absorvermos o belo sabor da refeição mas também o momento familiar.

Enfim, domingo pode ser agradável, motivador, são momentos que ficarão eternos na nossa memória afetiva.

Precisamos construir passeios simpáticos e sem muito estresse. Já não temos necessidades de grandes viagens, culturas diferentes , mas nada mais afável e cativante que os nossos passeios dominicais .

 

 

 

 

Iara Maria
Enviado por Iara Maria em 28/03/2022
Reeditado em 14/05/2022
Código do texto: T7482700
Classificação de conteúdo: seguro