Turismo no São Francisco
Com sua extensão de 2.800 quilômetros, passando pelos Estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, onde desemboca no oceano Atlântico, é evidente que, num tão longo curso, há muitas cidades históricas e muitas belezas naturais.
Na minha trajetória pessoal e profissional, passei por 5 municípios ribeirinhos, entre os quais 2 do lado direito e 3 do lado esquerdo. Entre estes, o mais próximo da foz, a histórica cidade de Penedo. Ali, a mais antiga de Alagoas, já a chamavam de "Ouro Preto do Nordeste", "Capital do Baixo São Francisco", "Berço da Civilização de Alagoas", e eu, quando ali cursei a primeira Faculdade, também a chamei de "Coimbra de Alagoas", em razão de sua valorização à cultura alagoana.
Subindo ou descendo pelo rio da Unidade Nacional ou, mais comumente,
nosso "Velho Chico", certamente há de encontrar inúmeras atrações turísticas.
Assim, para o turista que vem ver as belas praias do litoral alagoano, pode dar uma esticadinha até os Canyos do São Francisco, a partir da histórica cidade de Piranhas, onde já conta com boa estrutura hoteleira. E ainda, em razão da distância, há também a opção do "bate-e-volta", para quem quer o passeio de único dia, saindo de Aracaju ou Maceió.