Álter do Chão II - Localização, Acesso, História e Serviços

INTRODUÇÃO

No artigo anterior, simplesmente, localizamos geográfica e politico administrativamente Álter do Chão.

Neste nos restringiremos à abordagem de: localização; acesso; um pouco de sua história; melhor época para turismo; e serviços básicos oferecidos por Álter do Chão.

LOCALIZAÇÃO E ACESSO

Álter do Chão encontra-se localizado à margem direita do Rio Tapajós e fica cerca de 40 Km do centro da cidade de Santarém.

Por terra, o acesso de Santarém para Álter do Chão dista 37 km, pela rodovia Everaldo Martins, PA-457. Existe linha de ônibus e serviço de taxi. Em setembro, no ápice da vazante, dá para chegar de Santarém pela praia, por jipe ou moto.

Por via fluvial, a viagem é bem mais longa e dura três horas.

Para se chegar a Santarém, existem voos regulares. Mas, aos que não tem qualquer limitação de tempo de viagem, existe a alternativa de ir até Belém por via aérea e de barco até Santarém.

HISTÓRIA

O município de Santarém, do qual Álter do Chão é distrito, foi fundado pelo Padre João Felipe Bettendorff, em 22 de junho de 1661, sob o nome de "Aldeia dos Tapajós".

A partir do desenvolvimento dessa aldeia, originaram-se outras povoações entre elas, em 1738, a de Borari, hoje conhecida como Álter do Chão.

Álter do Chão, durante os séculos XVII e XVIII, recebeu diversas missões religiosas, comandadas pelos jesuítas da ordem franciscana. O culto de Nossa Senhora dos Remédios foi instituído, o que levou a santa a tornar-se a padroeira.

Até o século XVIII, a vila era habitada majoritariamente, por comunidades indígenas Boraris. Existem diversos locais com grande quantidade de pedaços de barro, que indicam vestígios dos nativos. Frequentemente, entre outros, são encontrados peças na forma de cabeça de urubu, esferas com furos no meio, cachimbos e machados com pedra polida.

Álter do Chão conheceu dias prósperos, quando: foi entreposto de abastecimento de lenha das embarcações que faziam a viagem Belém-Manaus; no início do século XX, foi uma das rotas de transporte do látex extraído das seringueiras de Belterra e Fordilândia.

Foi um período curto de desenvolvimento para a vila. Mas, a partir da década de 1950, ocorreu a decadência do extrativismo amazônico e a vila foi atingida pela estagnação econômica.

Desde a década de 1990, até os dias de hoje, o atual distrito aposta no turismo para evoluir economicamente, de onde obtêm bons resultados.

Gente de todas as partes do Brasil, dos outros países sul americanos e dos outros continentes chega à Álter do Chão. Parada obrigatória de turistas estrangeiros, que abandonam as mordomias de seus transatlânticos, para se deliciar nesse santuário ecológico.

ÉPOCA BOA PARA O TURISMO

Como a grande atração são as praias de areias brancas, fofas e de águas límpidas, próximas do cristalino, que variam do azul ao verde, o melhor período para conhecer Álter do Chão é o da seca.

Nesse período, agosto a novembro, o nível da água chega a baixar dez metros, o que proporciona o surgimento de cerca de 100 km de praias. As condições são convidativas: chove pouco, a temperatura média é de 25ºC, e a umidade, 88%.

SERVIÇOS BÁSICOS

Hospedagem

Tudo simples. Dois ou três hotéis e bom número de pousadas. Simples, mas bem cuidadas. Os preços em época de temporada costumam subir. Existe a alternativa de hospedagem nas praias mais próximas.

Transporte

Basicamente, barco para conduzir os turistas aos passeios, que podem ser reservados com a Associação de Barqueiros localizada na pracinha da vila. Mas, existem barqueiros independentes, que não são associados e trabalham diretamente com algumas pousadas.

Alimentação

Existem dois grandes restaurantes e variedade de outros estabelecimentos, que servem lanches e refeições. Como o movimento de dia é voltado para realizar os passeios, muito desses estabelecimentos funcionam somente à noite.

Existem passeios cuja duração é maior, e, por isso, no roteiro, existe a parada em algum rústico e familiar estabelecimento para o almoço.

Além desses serviços, Álter do Chão oferece, também, telefonia e posto de saúde.

OBSERVAÇÃO

Cabe salientar que os artigos destinam-se ao público nacional e internacional que deseja visitar Álter do Chão.

No próximo artigo sobre Álter do Chão, a abordagem será restrita as atrações oferecidas por Álter do Chão, os passeios.

FONTES

portalamazonia.com.br;

pt.wikipedia.org; e

viagem.catracalivre.com.br

Endereços Pertinentes

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6916574 (Álter do Chão -I)

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6965297 (Álter d Chão -III)

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6958543(Álter do Chão -IV)

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/6972109 (Álter do Chão -V)

J Coelho
Enviado por J Coelho em 19/05/2020
Reeditado em 09/06/2020
Código do texto: T6951711
Classificação de conteúdo: seguro