CORONAVÍRUS MATA O TURISMO POTIGUAR

O vírus Chinês mata, sem qualquer resquício de remorso, dó ou piedade, o turismo potiguar, setor da economia local que jamais recebeu o cuidado merecido por parte do poder público do Rio Grande do Norte. O turismo feito na Cidade do Natal existe graças ao esforço de pessoas que sobrevivem deste trabalho, porque se fosse depender dos esforços da Prefeitura de Natal e do Governo Estadual, Natal sequer existiria no mapa do Brasil.

Não é demais afirmar, que Natal – a Cidade Trampolim da Vitória – é rica em história, mas paupérrima em memória. Diferentemente de capitais como João Pessoa, por exemplo, a Cidade que abrigou o grande mestre Câmara Cascudo, não tem o que mostrar em seu corredor cultural, cujos prédios não passam de escombros.

E não venham com a desculpa de que estes prédios são particulares e que a prefeitura não tem nada a ver com sua preservação. A prefeitura tem responsabilidade sim, porque trata-se da preservação de nossa história. Trata-se da preservação de nossa memória e da imagem da nossa cidade mostrada ao mundo.

Se excluirmos as praias urbanas da cidade, nada restará para se mostrar ao turista que chega a Natal. Na praia de Ponta Negra, onde se encontra o morro do Careca, os ratos fazem a festa literalmente por entre as pedras colocadas a fim de impedir que o mar avance pela rua. O pior é verificar que nossas praias, recebem, quase diariamente, a recomendação para ninguém tomar banho porque as águas estão infestadas por coliformes fecais.

A Fortaleza dos Reis Magos, lugar a partir de onde nasceu a Cidade dos Reis Magos, encontra-se fechado. Completamente abandonado a mais de 10 anos e sem perspectivas de abertura, especialmente agora, em tempos de Pandemia.

O Parque da Cidade, que seria ideal para a visitação de turistas e potiguares, também se encontra com as portas fechadas, assim como o Teatro Alberto Maranhão e diversos museus.

Tenho certeza de que boa parte das pessoas que vivem em Natal e que tenham menos de 40 anos, desconhecem onde fica o Marco Zero da cidade. Em Recife, o Marco Zero foi restaurado e modernizado transformando-se em um ponto turístico e festivo, onde se concentram pessoas de todas as partes do mundo para celebrar o prazer de estar vivo.

Como Natal não conta com atrativos suficientes, resta aos guias turísticos partir para mostrar as belezas existentes no entorno da capital.

Não fosse a criatividade destes profissionais, o visitante que viesse a Natal conheceria apenas a fachada do Solar Bela Vista, Capitania das Artes, os Centros de Artesanatos espelhados pela cidade, o Morro do Careca, a Praça dos Três Poderes, o Memorial de Câmara Cascudo, o Mercado do Peixe da Redinha, o Aquário Natal e...... Nada mais.

Em qualquer cidade aonde se vá, os turistas podem conhecer os faróis – localizados em pontos estratégicos, servindo de orientação para pescadores, embarcações e navios de modo geral. É assim em Salvador, onde os turistas encantam-se com a história do Farol da Barra; em São Luiz, com o Farol Preguiças, no município de Barreirinhas. Mas em Natal o Farol de Mãe Luíza não é aberto à visitação pública.

É por isto que os bravos guerreiros do turismo salvam a Pátria mostrando aos visitantes, o maior Cajueiro do Mundo, em Pirangi, pertencente ao município de Parnamirim, o passeio nas Dunas de Genipabu, pertencente ao município de Ceará-Mirim, as praias do Litoral Sul, pertencentes aos municípios de Parnamirim e Nísia Floresta. Ou seja, não fosse a criatividade dos profissionais, o turista sairia de Natal P da vida, uma vez que a Cidade do Natal em si, não tem muitos atrativos para mostrar.

Por ser detentora de um nome bastante expressivo, Natal poderia ser transformada em um polo turístico de excelência, gerando emprego e renda para os natalenses. Para isto, bastaria contar com o interesse dos gestores públicos, seguindo o exemplo da cidade de Gramado – localizada nas Serra Gaúchas e cuja população vive única e exclusivamente do turismo.

Seguindo os passos de Gramado, Natal poderia transformar o Parque das Dunas em um parque temático, aberto à visitação pública. No interior do Estado, um empreendedor criou o Parque dos Dinossauros, que já serviu de pauta para o programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga.

O setor que sempre viveu à mingua e que se encontrava em permanente estado de coma, recebe o golpe de misericórdia do vírus da China e morre deixando hotéis da Via Costeira e o Hotel Termas de Mossoró fechados. O pior é que mais de 70% de funcionários da rede hoteleira ficam desempregados e sem saber quando esta situação será restabelecida. É triste constatar que o Coronavírus conseguiu matar o turismo potiguar.